Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Bocelli Pub
Pub

Portugal convidado de honra do 40.º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara

Festival Internacional de Cinema de Berlim termina no próximo domingo

Portugal vai ser o país convidado de honra do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México, a decorrer de 06 a 14 de junho, anunciou hoje, em Berlim, o presidente do festival iberoamericano, Guillermo Gómez Mata.

O anúncio foi feito na Conferência das Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Ibero-Americanas (CAACI), a decorrer até terça-feira no âmbito do European Film Market, mostra de mercado paralela ao Festival Internacional de Cinema de Berlim, e foi divulgado pela Portugal Film Commission (PFC), em comunicado.

Guillermo Gómez Mata, citado pela PFC, disse que a presença de Portugal, país pela primeira vez em destaque no certame, simboliza o “início de uma colaboração permanente”.

O presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) de Portugal, 'film commissioner' e secretário executivo da CAACI, Luís Chaby Vaz, destacou, por seu lado, que o festival mexicano é uma oportunidade para "pôr em evidência a magnífica diversidade do cinema português”.

"A participação do convidado de honra é um dos mais significativos intercâmbios culturais do evento, assumindo-se como uma janela para a história da cinematografia nacional, assim como para as produções nacionais contemporâneas", sublinha o comunicado da Portugal Film Commission.

O Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, um dos principais da América Latina, constitui "uma das mais importantes montras para a valorização, difusão, promoção e distribuição do cinema mexicano e ibero-americano", conclui o comunicado da PFC.

A programação da 40.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara está ainda em preparação e será anunciada posteriormente. Em 2018, Portugal foi o país convidado de honra da Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

A 75.ª edição da Berlinale - Festival Internacional de Cinema de Berlim, que abriu na passada quinta-feira, conta com o filme “Duas Vezes João Liberada”, da realizadora portuguesa Paula Tomás Marques, na nova secção competitiva “Perspetivas”.

Na secção “Fórum”, apresenta-se “La Memoria de las Mariposas”, da peruana Tatiana Fuentes Sadowski, um documentário com coprodução portuguesa da Oublaum Filmes, enquanto “Mirage: Eigenstate”, do artista indonésio Riar Rizaldi, também com coprodução portuguesa, foi selecionado para o "Fórum Expandido".

Na competição oficial, em disputa pelo Urso de Ouro, estão, entre outros filmes, "What does that nature say to you", de Hong Sang-soo, “Blue Moon”, de Richard Linklater, “Dreams”, de Michel Franco, “Kontinental'25”, de Radu Jude, “Girls on Wire”, de Vivian Qu, e “O último azul”, do brasileiro Gabriel Mascaro.

A série portuguesa de ficção “Espias”, produzida pela Ukbar Filmes, é uma das escolhidas para antevisão no 'Berlinale Series Market', paralelo ao festival, à semelhança das brasileiras “Reencarne”, de Bruno Safadi com o ator luso-guineense Welket Bungué, “Máscaras de oxigénio cairão automaticamente”, de Thiago Pimentel, e “Sutura”, de Fábio Montanari.

O Festival Internacional de Cinema de Berlim termina no próximo domingo, 23 de fevereiro.

Fevereiro 16, 2025 . 20:52

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right