![Programa 3](https://www.diariocoimbra.pt/wp-content/uploads/2025/02/Programa-3.webp)
Cultura ao Centro 2025 com mais 30% de apoio em relação a 2024
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) lançou ontem a edição de 2025 do Apoio à Ação Cultural, um dos três eixos do Programa Cultura ao Centro, cujas candidaturas decorrem até 23 de março.
De acordo com Alexandra Rodrigues, vice-presidente da CCDRC o Apoio à Ação Cultural conta com uma dotação de 120 mil euros para apoiar projetos a realizar ao longo do ano (mais 20% do que o ano passado), sendo que ao Programa Cultura ao Centro foi atribuída uma verba do Orçamento de Estado de 200 mil euros, o que representa um acréscimo de 30%.
No âmbito dos 77 municípios da região Centro, podem candidatar-se associações privadas sem fins lucrativos, de caráter não profissional e que tenham nos estatutos a promoção da cultura, e que tenham sido constituídas há pelo menos um ano.
«O que queremos é capacitar os nossos ativos culturais e tornar os nossos públicos mais aptos», salientou Alexandra Rodrigues, no lançamento do programa Apoio à Ação Cultural, ao destacar ainda que serão valorizadas candidaturas que apresentem «parcerias supra-regionais».
Para efeito de apresentação de candidaturas, são estabelecidas quatro medidas de apoio: Criação Artística/Produção, Programação/Difusão, Edição e Formação/Capacitação.
Para a primeira medida, há um montante de 45 mil euros, sendo que cada projeto pode ser apoiado com 1.500 euros.
«Não é um valor muito significativo, mas é uma grande ajuda», referiu a vice-presidente da CCDCRC, revelando que para a Programação/Difusão está disponível um montante indicativo de 50 mil euros com o apoio máximo de 1.500 euros por projeto.
«É uma medida com muita procura», como tal, a dotação aumentou de 40 mil para 50 mil euros, explicou.
Destinada a inéditos ou reedição, a medida Edição conta com um montante de 15 mil euros, podendo cada projeto receber até mil euros.
Já no que respeita à Formação/Capacitação, o programa disponibiliza 10 mil euros para uma ajuda até mil euros.
Em parceria com as comunidades intermunicipais, seguem-se, nos próximos dias, sessões de divulgação, sendo que a de Coimbra está marcada para dia 27 de fevereiro.
Aos jornalistas Alexandra Rodrigues recordou ainda que, em 2024, o Programa Cultura ao Centro contou com 152 candidaturas e apoiou 81 projetos
Futuramente, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional lançará as candidaturas para as vertentes de Apoio a Parcerias Culturais Estratégicas e para Apoio ao Associativismo Musical do Programa Cultura ao Centro.
![Programa 7](https://www.diariocoimbra.pt/wp-content/uploads/2025/02/Programa-7.webp)