Areaclientedc
Última Hora
Dc H 18022025 A 23022025 Tabua De Queijos
Dc H 10022025 A 24022025 Feira De Emprego
Horizontal Alma Shopping
Ab Combustível Jornal Diariocoimbra
Pub

Mercado Pop leva a festa do “K-pop” e dos jogos a um público diversificado

K-Events e os seus parceiros querem ajudar a dinamizar a cultura popular coreana e diferentes tipos de jogos. Vão ainda “lutar” para tornar Coimbra num polo mais atrativo para diversas comunidades que procuram ofertas culturais imersivas e didáticas
Pub

O Mercado Pop realiza a sua segunda edição com uma nova identidade visual e muitas atividades. A nova caraterização do evento prevê tornar-se mais atrativa para quem já conhece a cultura de “gaming” e “k-pop”, mas também procura mostrar que qualquer pessoa se pode juntar à comunidade. Desde jogos de troca de cartas (“trading card games”) a jogos de tabuleiro, passando por todas as “entrelinhas”, e, ainda, atividades de figurinos, desfiles, jogos de perguntas temáticas e workshops, tudo pode ser encontrado no Mercado Municipal D. Pedro V.

«É muito importante juntar outros públicos a Coimbra», reflete João Francisco Campos, presidente da União de Freguesias de Coimbra (UF Coimbra). «Este é um grande desenvolvimento cultural que temos o prazer de recuperar do ano passado», um desenvolvimento que se prevê manter e que oferece um crescimento forte para a área cultural de Coimbra que, por si só, «já é muito vasta noutros aspetos».

Mesmo com esta atratividade, o vereador Miguel Fonseca afirma que é possível abrir as portas a uma comunidade «ainda maior», caso se consiga «simplificar» os termos utilizados. «Com estas atividades Coimbra ganha mais uma razão para ser um ponto atrativo. Daqui, no próximo sábado, todos ganham, quer seja quem conhece como quem vem apenas pela curiosidade». Esta curiosidade, seja pelos jogos ou pelos workshops, será alimentada por uma panóplia de atividades pensadas para o público em geral, que será ajudado pelos especialistas presentes.

Crescimento Cultural

A aposta em fazer crescer Coimbra como um polo atrativo para eventos de cultura coreana e de “gaming” tem vindo a ser efetivada com outros eventos, de dimensão menor.

A K-Events foi criada em 2023 e tem conseguido dar destaque a tudo o que circunda a esta especialização de “pop culture”, o que traz grande foco para a cidade. «Lisboa e Porto costumam ser o ponto principal destes eventos», mencionam Diogo Pascoal e Mafalda, representantes da entidade que, em conjunto com três outras - Secção de Jogos de Tabuleiro da Associação Académica de Coimbra (SJT/AAC), Bardos do Mondego e Duros do Mondego - organiza o Mercado Pop pelo segundo ano. Diogo refere que a dimensão do Mercado Pop pode não ser a maior do país, mas esta edição vai contar com cerca de 18 artistas diferentes, um número que por vezes não é atingido em nenhuma das outras cidades de referência. «Este crescimento de um ano para o outro prova que existe um interesse e uma comunidade crescente».

No que toca aos jogos, os grupos Bardos do Mondego, Duros do Mondego e a SJT/AAC são os maiores destaques a nível local, com a equipa de e-sports Team7 a levar a “coroa” do panorama de participantes nacionais.

As atividades decorrem no sábado, dia 22 de fevereiro, das 10h00 às 19h00, no Mercado Municipal D. Pedro V.

Atividades variadas para todo o tipo de públicos

Desde jogos de “roleplay” a duelos de estratégia, passando por jogos de realidade virtual e digitais, o Mercado estará cheio de opções para quem quiser experimentar ou conhecer novos desafios.

Para quem quiser aprender novas habilidades, estarão disponíveis workshops, de pintura de figurinos, de Maedeup (um género tradicional de nó coreano) e de maquilhagem para “cosplay”.

Noutras ofertas culturais, vão existir desfiles, desafios de perguntas e vários livros que podem ser adquiridos (ou vencidos) ao longo do dia.

Fevereiro 18, 2025 . 17:34

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right