
Portugal não é xenófobo, diz Montenegro a Lula
O primeiro-ministro defendeu ontem, perante o Presidente do Brasil, que os portugueses não têm «nenhuma tendência para fenómenos de xenofobia» e afirmou que há «tolerância zero» para quem tem esses comportamentos em Portugal.
Interrogado se o Governo português reconhece que há casos de xenofobia contra brasileiros em Portugal, o primeiro-ministro sustentou que isso acontece «episodicamente, excecionalmente». «Nós temos tolerância zero para quem tiver um comportamento dessa natureza, desde logo prevenindo, desde logo fazendo e assumindo um posicionamento inequívoco de repressão de qualquer tentação nesse sentido, de proteção das pessoas que possam estar mais expostas a um fenómeno desses», acrescentou.
Por sua vez, na conferência de imprensa, Lula da Silva disse ter falado com Luís Montenegro sobre a necessidade de «desconstruir a narrativa mentirosa» que relaciona os brasileiros em Portugal com o aumento da criminalidade.
Durante a 14.ª Cimeira Luso-Brasileira, que se realizou no Palácio do Planalto, os governos de Portugal e do Brasil assinaram 19 acordos bilaterais, nomeadamente em áreas como informação classificada, tecnologias digitais, clima e turismo, bem como instrumentos de cooperação bilateral nos setores portuário e vinícola, no domínio da alimentação saudável e prevenção da obesidade, na área da cultura e museologia, e ainda um acordo para a cooperação entre PJ, PSP e GNR e a Polícia Federal do Brasil no domínio da investigação e do combate à criminalidade organizada transnacional e ao terrorismo.