
Estudantes vão simular Assembleia Geral da ONU
“Alterações Climáticas: Desafios e Soluções em Tempos de Crise Humanitária” é o tema de uma simulação orientada da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que vai realizar-se entre sexta-feira e domingo, com a participação de 171 estudantes da Universidade de Coimbra (UC).
A iniciativa UC MUN – UN Model, que decorre pelo segundo ano consecutivo na UC, proporciona «uma experiência imersiva» que tem em vista «contribuir para a sensibilização, educação e formação em relações internacionais, diplomacia e direito internacional dos participantes, potenciando também a capacidade oratória e de argumentação, assim como a escrita e a investigação».
Os estudantes vão assim assumir os papéis de membros da Mesa da Assembleia Geral, de relatores e de representantes de Estados-Membros, de organizações mundiais e de meios de comunicação social, à semelhança daquilo que acontece na ONU.
O evento é coorganizado pela Universidade de Coimbra, pela United Nations Association Portugal, pela Associação Académica de Coimbra, pela Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra e pela Erasmus Student Network Coimbra.
A sessão de abertura, sexta-feira às 10h00 no auditório da Reitoria da UC, contará com intervenções da vice-reitora para o Ensino e a Atratividade, Cristina Albuquerque, do presidente da Associação Académica, Carlos Magalhães, do secretário-Geral do UC MUN, George Biancardini, e do secretário-geral da United Nations Association Portugal, Mário Parra da Silva.
No encerramento, domingo entre as 15h30 e 17h30, serão atribuídos prémios ao participantes no encontro.