Areaclientedc
Última Hora
Carnaval Ffoz2
Dc H 18022025 A 23022025 Tabua De Queijos
Dc H 10022025 A 24022025 Feira De Emprego
Horizontal Alma Shopping
Ab Combustível Jornal Diariocoimbra
Pub

José Pedro Adelino: Ler o Diário “tornou-se uma tradição”

José Pedro Adelino lembra-se de ler o Diário de Coimbra desde criança. Entre pequenos artigos da Mealhada, e grandes reportagens, tudo o que lhe interessa acaba guardado e “encadernado”, com especial destaque para a sua Académica
Pub

São 53 anos de assinante que José Pedro Adelino partilha com o nosso jornal, mas são muitos mais que o ligam ao Diário de Coimbra, jornal predileto do pai. «Desde os meus 6 ou 7 anos que me lembro de ler o vosso jornal», refere.

Fez o ciclo no Museu dos Bichos enquanto a Escola de Brotero era construída, local onde mais tarde tirou o curso de comercial. Ingressou, depois, numa carreira militar que o levou a Lourenço Marques (Moçambique), aquando da Guerra do Ultramar, onde relata duas memórias felizes. «Em 1968 vi a inauguração do Estádio da Machava [antigo Estádio Salazar]. Vi o Pelé e o Eusébio e vários jogadores da altura» conta-nos, continuando, «uns dias depois estava no Café Scala e encontrei os jogadores da Académica», tendo um momento de felicidade longe de casa graças à sua “amada”.

Quando voltou para Portugal, passou a viver em Coimbra e esteve presente na construção da Torre do Arnado, um dos marcos arquitetónico em Coimbra.

Depois de casado, e do falecimento do seu pai, torna-se assinante do Diário de Coimbra, que o acompanha todos os dias. «Leio tudo, todos os dias. Gosto de ler, estou entretido», afirma.

Depois da reforma desenvolveu uma paixão pelo arquivo. Desde pequenos artigos da Mealhada, a grandes reportagens, tudo o que lhe interessa acaba guardado e “encadernado”. De entre os seus recortes, porém, existe um grande destaque para a Académica, clube que sempre acompanhou e que até já o fez sair no jornal. «Às vezes apareço nas fotografias, é muito bom, fico feliz por me ver ali no jornal».

Assinante 1
Fevereiro 21, 2025 . 13:15

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right