
Misericórdia de Góis quer oportunidades para investimentos
Lurdes Castanheira é a nova provedora da Santa Casa da Misericórdia de Góis, eleita por unanimidade e aclamação, para o quadriénio 2025/2028. Após ter presidido à Assembleia-geral desta IPPS durante vinte anos (cinco mandatos), a dirigente resolveu avançar com uma lista, dada a indisponibilidade do anterior provedor para o fazer, tendo contribuído, de igual modo, para essa tomada de decisão, a sua formação enquanto assistente social e a sua experiência de mais de três décadas no setor social.
Para este quadriénio, será «com sentido de responsabilidade, de compromisso e de estratégia que nos propomos manter a qualidade dos serviços prestados à população idosa», sem esquecer, todavia, que «o mundo está em permanente mudança e que também a Santa Casa da Misericórdia de Góis tem, necessariamente, que acompanhar estas mudanças», afirmou a provedora, apontando como exemplos a transição digital, a modernização de serviços, a aposta em parcerias supramunicipais e a diversificação de respostas.
Indagada sobre as principais dificuldades da Santa Casa da Misericórdia de Góis, Lurdes Castanheira é perentória, destacando que «os recursos financeiros são escassos, a contratação de pessoal não é fácil, o custo de vida aumenta todos os dias». «Múltiplos constrangimentos que nos obrigam a encontrar soluções, tal como o fizeram os que lideraram a instituição à data da sua reativação e dos que a lideram no presente», acrescenta ainda, consciente de que há «muitos desafios pela frente».