
António Costa convoca cimeira extraordinária para 6 de março
A reunião extraordinária do Conselho Europeu foi convocada na sequência dos encontros promovidos pelo Presidente de França, Emmanuel Macron.
Em causa estão também as negociações preliminares entre os Estados Unidos da América (EUA) e a Rússia para um acordo de paz com a Ucrânia, que excluíram a União Europeia (UE) e o país invadido.
Entretanto, António Costa (ex-primeiro-ministro português) anunciou nas redes sociais a cimeira extraordinária: “Decidi organizar um Conselho Europeu especial no dia 06 de março.”
“Vivemos um momento decisivo para a Ucrânia e para a segurança europeia. Nas minhas consultas com os líderes europeus, ouvi o compromisso partilhado para fazer face aos desafios ao nível da UE: fortalecer a defesa europeia e contribuir decisivamente para a paz no nosso continente e segurança a longo prazo para a Ucrânia”, acrescentou.
António Costa, que na segunda-feira vai estar em Kiev, por ocasião do terceiro aniversário do início da invasão russa, disse que vai “continuar a trabalhar com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e os Estados-membros para estarem preparados para decisões em 06 de março”.
A cimeira de 06 de março realiza-se antes da cimeira regular de março, prevista para os dias 20 e 21, e que vai ser dedicada ao tema da competitividade da economia da União Europeia.