
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação inaugura amanhã o Edifício II
O Edifício II da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), localizado na encosta de São Jerónimo, próximo do Colégio das Artes, é inaugurado amanhã, pelas 12h00.
A Universidade de Coimbra (UC) informou ter investido mais de dois milhões de euros nas obras de reabilitação do edifício, que começou a ser construído em 1927 e acolheu lavandaria e oficinas do antigo hospital universitário antes de passar a ser utilizado, a partir da década de 1990, nas atividades de ensino e de investigação da UC (tendo também albergado uma cantina/restaurante universitário nos pisos inferiores).
Alvo de «profundas obras de requalificação», as instalações, com salas de aulas, gabinetes, laboratórios de investigação, auditório e bar, passam a estar integralmente dedicadas à FPCEUC e ao seu Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC).
Segundo uma nota divulgada pela UC, a intervenção, numa área de 2.023 m2, consistiu na «reparação, conservação e adaptação dos espaços interiores dos cinco pisos do edifício, respeitando (sempre que possível) a construção original, mas criando zonas de circulação interna, por escada e elevador, e soluções de acessibilidade que tornam o edifício 100% acessível a pessoas com mobilidade condicionada». «Para além da reabilitação de fachadas, caixilharias e cobertura, foram criadas áreas exteriores de acesso principal (incluindo passeio) e de lazer (esplanada-varanda sobre a Rua Padre António Vieira)», esclareceu.
A cerimónia de inauguração incluirá intervenções do vice-reitor da UC para o Património, Edificado e Turismo, Alfredo Dias, do coordenador científico do CINEICC, Daniel Rijo, do subdiretor da FPCEUC, António Gomes Ferreira, da diretora da FPCEUC, Maria Paula Paixão, e do reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.