Areaclientedc
Última Hora
Carnaval Ffoz2
Horizontal Alma Shopping
Ab Combustível Jornal Diariocoimbra
Pub

Danças, traquinices e mexericos no entrudo das aldeia de xisto

20.ª Corrida do Entrudo acontece domingo, percorrendo as aldeias de Pena, Cerdeira, Esporão, Ponte do Sótão e Aigra Nova

As quatro aldeias do xisto do concelho de Góis - na Pena, Cerdeira, Esporão, Ponte do Sótão e Aigra Nova – recebem domingo mais uma Corrida do Entrudo, um evento carnavalesco promovido pela Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã que espera a participação de um milhar de pessoas. Trata-se da 20.ª edição desta iniciativa que começou com pouco mais de meia dúzia de foliões e que agora já vai em mais de cinco dezenas, oriundos não só do concelho de Góis, como também do concelho de Arganil e até de Coimbra e Lisboa.

Cátia Lucas, da Lousitânea, explica a denominação do evento, dando a conhecer que se trata de «uma corrida porque era o nome que se dava antigamente quando as pessoas iam às aldeias fazer “patifarias”, sobretudo os jovens».

A visita dos foliões às aldeias do xisto vai começar em Aigra Nova, pelas 8h15 

A visita dos foliões às aldeias do xisto será feita em autocarro, com a concentração em Aigra Nova, pelas 8h15. «O objetivo é, nas aldeias, fazermos traquinices, dançarmos com as pessoas e fazermos o lançamento das quadras jocosas, que são os “mexericos” que acontecem durante todo o ano, naquela aldeia, e que são lançados publicamente em forma de quadra», sublinhou a coordenadora da Lousitânea.

«Às vezes, as pessoas não reagem da melhor forma, mas algumas são bastante engraçadas», refere a dirigente, a propósito das referidas quadras, partilhando que os próprios habitantes destas aldeias já esperam pelos participantes desta iniciativa,  «porque é um dia em que as aldeias tornam a ter tantas pessoas como tinham há uns anos». É uma forma, salienta, de «dar vida a estas aldeias mais isoladas».

"Naquele dia as aldeias tornam a ter tantas pessoas como tinham há uns anos"

O que distingue este Carnaval de todos os outros é a indumentária dos foliões. «Usam as máscaras de cortiça e vão ao baú das avós buscar roupas velhas, para ocultar o corpo e a cara», explica Cátia Lucas. As máscaras, geralmente, são feitas pelos próprios foliões, contudo, também existem dois artesãos no concelho de Góis que as fazem, nomeadamente
Pedro Longuinho e Fernando Rosa, colocando-as à venda nos pontos turísticos da vila de Góis. Cada máscara, frisa, é exclusiva.

Disfarce são máscaras de cortiça e roupas velhas 

Qualquer pessoa pode acompanhar a corrida no seu veículo. Quanto aos foliões, serão acompanhados pelos Gaiteiros de Rainha Santa Clara, de Coimbra.
Convidando todos aqueles que gostem do Carnaval a visitarem Aigra Nova, Cátia Lucas frisa que a festa é realizada sempre no «domingo gordo», dando assim a oportunidade para que as pessoas possam conhecer a aldeia e esta tradição e que «no dia de Carnaval possam conhecer outros entrudos e Carnavais da região».

Fevereiro 26, 2025 . 17:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right