
Estudantes da Brotero "escolhem" futuro no ensino superior
Decidir qual a área profissional a seguir à conclusão do ensino secundário pode ser um verdadeiro desafio, principalmente, para os alunos mais indecisos ou que, porventura, têm duas ou mais áreas pelas quais têm interesse.
E, por isso, a Escola Secundária Avelar Brotero (ESAB) organizou uma “Mostra de Academias”, que contou com a presença de várias instituições de ensino superior de Coimbra, mas também de Viseu, Leiria e até do Porto para facilitar a “ponte” entre os estudantes e o ensino superior.
om material de divulgação e alguns brindes as universidades e institutos foram contactando com os alunos, principalmente, do 12.º ano para lhes apresentar as opções de licenciaturas. Das ciências, à tecnologia, da saúde ao ensino, a oferta foi bastante diversificada e serviu essencialmente para esclarecer as dúvidas dos interessados e “abrir portas” àqueles que ainda estão indecisos.

Inês Pereira está a frequentar o 12.º ano e apesar das boas notas ainda não tem a certeza que curso irá escolher no final da realização de todos os exames. «Ainda não sei o que é que vou escolher... Estou indecisa entre Ciências da Educação e Bioquímica», apesar de serem «duas opções totalmente diferentes» estão na “balança” da jovem conimbricense, confessou em conversa com o Diário de Coimbra, que acompanhou a manhã no atrium da escola.
Como presidente da Associação de Estudantes da escola, Afonso Calé assumiu que «existem colegas ainda indecisos» e, estas iniciativas «são importantes» para ajudar no processo de decisão que o próprio jovem também irá passar daqui a uns meses. «Estou entre Medicina e Gestão, mas ainda estou a ponderar para que área irei prosseguir», afirmou.
A iniciativa organizada com o apoio da equipa de psicólogas da escola teve uma «adesão forte» por parte dos estudantes que para além de contactarem com a oferta formativa, «assistiram às várias palestras de apresentação das instituições com interesse», realçou Alexandra Gaudêncio.
«Os nossos jovens vão escolhendo o seu percurso logo a partir do 10.º ano, mas no 11.º já fazem alguns provas específicas que vão afunilando as suas opções e com esta mostra tentamos que tenham contacto com essas áreas e cursos», explicou Elisabete Pimpão.
Durante todo o dia os alunos do 9.º ano foram convidados a participar e a conhecer os cursos profissionais disponíveis na Escola Avelar Brotero.