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Ligação Porto-Vigo em alta velocidade concluída em 2032

Miguel Pinto Luz afirmou que o Norte de Portugal e a Galiza ficarão com uma “posição geoestratégica única”

A ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo, em Espanha, fica concluída em 2032, fazendo com que o Norte de Portugal e a Galiza fiquem com “uma posição geoestratégica única”, assegurou hoje o ministro das Infraestruturas.

“Porto-Vigo [por alta velocidade] não é um estudo. É uma concretização. Vamos fazer o investimento e vamos concluir em 2032. E acreditamos que Espanha tenha então concluído o investimento do lado espanhol”, afirmou o ministro Miguel Pinto Luz, em Vigo, onde participou no encontro Conectando el Noroeste, promovido pela Confederação Empresarial de Pontevedra, e na qual participou também o presidente da Junta de Galiza, Alfonso Rueda Valenzuela.

Com a conclusão da ligação de alta velocidade, o Norte de Portugal e a Galiza ficarão com uma “posição geoestratégica única”, acrescentou.

Em causa estará, diz Pinto Luz, uma “nova macrorregião que vai liderar a economia, que vai liderar geoestrategicamente, nas infraestruturas e na Península Ibérica”.

“Nós não pensamos que o país é só Lisboa. Vemos o Porto como uma nova centralidade e a Galiza como parceiro primordial”, assegurou.

De acordo com o ministro, tal acontece porque o Governo acredita “muito, muito, muito nesta eurorregião” e porque acredita muito no Norte de Portugal e na Galiza.

O governante frisou que Portugal precisa “muito da Galiza para concretizar esta visão de uma eurorregião que possa competir com as grandes regiões da Europa”.

Quanto aos prazos da alta velocidade Porto-Vigo, o ministro explicou que as ligações Braga-Valença e Campanhã-Aeroporto (Porto) terminam em 2032, o que permitirá a ligação entre o Porto e a fronteira de Valença.

De acordo com Pinto Luz, “ainda este ano” haverá “avanços” nestes dois tramos necessários para fechar a alta velocidade até Vigo.

De acordo com o ministro, “a cimeira [ibérica] não alterou um milímetro estes compromissos”.

“A prioridade máxima para os dois governos [português e espanhol] é Lisboa-Vigo em 2032 e Lisboa-Madrid em 2034”, frisou.

No encontro de hoje da Confederação Empresarial de Pontevedra, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse não ter “nada contra” a ligação Lisboa-Madrid, mas frisou que a procura pela ligação Porto-Vigo é “sete vezes maior”.

“Precisamos que os governos de Espanha e Portugal percebam que os países não terminam nas suas capitais. Precisamos urgentemente de começar os trabalhos, não de mais palavras”, defendeu.

Para o autarca, “esta Europa precisa urgentemente da alta velocidade, de uma infraestrutura limpa e sustentável”.

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, pediu ao ministro para “acelerar” a ligação de alta velocidade com Vigo.

“Importa garantir que as ligações Braga-Valença e Campanhã-Aeroporto estejam operacionais em 2032. E importa definir o quanto antes a localização da nova travessia sobre o rio Minho”, disse, acrescentando que no dia em que existir “a ligação de alta velocidade entre a Corunha e a Península de Setúbal”, o país encontrará o futuro que merecem o mundo será melhor.

O projeto de alta velocidade Lisboa-Porto, com um custo estimado de cerca de 4,5 mil milhões de euros, prevê uma ligação entre as duas cidades numa hora e 15 minutos, com paragem possível em Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia.

A ligação Porto-Vigo prevê uma nova ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro e um troço Braga-Valença (distrito de Viana do Castelo).

Fevereiro 26, 2025 . 14:49

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