
Prémio UC entregue no sábado a Herman José
A entrega do Prémio UC ao humorista e apresentador de televisão Herman José será momento alto da cerimónia solene do Dia da Universidade de Coimbra, que decorre no próximo sábado, a partir das 14h30, na Sala dos Capelos.
O programa comemorativo do dia em que se assinala o 735.º aniversário da Universidade de Coimbra (UC) terá início pelas 10h00, no Pátio das Escolas, com uma atividade de “team building” (criação de um logotipo humano, comemorativo da efeméride), prossegue ao início da tarde com a sessão solene e inclui ainda, às 17h30, na Sala do Exame Privado, a inauguração de um busto do rei D. Dinis e de uma exposição relativa ao processo de reconstituição do rosto do monarca, e às 21h30 um concerto da Orquestra Académica da Universidade de Coimbra no TAGV.
Segundo divulgou hoje a UC, a sessão solene, com transmissão em www.uc.pt/emdireto, contará com intervenções de Carlos Henggeler Antunes, presidente do Conselho Geral [em exercício até à tomada de posse dos membros cooptados e eleição do presidente para o mandato 2024-2028], António Trindade, coordenador da Comissão de Trabalhadores da UC, Inês Gouveia, diretora do Santander Universidades Portugal, Herman José, enquanto laureado com o Prémio UC 2025, e do reitor Amílcar Falcão. Manuel Portela, professor da Faculdade de Letras e diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, fará a apresentação do vencedor do Prémio UC.
Na cerimónia, que inclui os tradicionais momentos de entrega das cartas doutorais aos novos doutores e de homenagem aos novos jubilados e aposentados, será também prestado tributo aos novos professores eméritos, título instituído para distinguir docentes e investigadores pela «ação e prestígio no campo académico e/ou científico e pela contribuição para a projeção nacional e internacional da UC», recebendo a medalha e diploma 11 professores eméritos, designadamente António Dias de Figueiredo, Bernardete Ribeiro, Carlos Fiolhais, Christopher Brett, Domingos Xavier Viegas, José Dias Urbano e Teresa Vieira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia; Carlos Fortuna, da Faculdade de Economia; e Maria de Fátima Silva, Maria Luísa Portocarrero e Lúcio Cunha, da Faculdade de Letras.
O comunicado da UC refere ainda, no que respeita à inauguração na Sala do Exame Privado, que o busto em causa retrata «o rosto revelado em janeiro, após um longo projeto multidisciplinar de reconstituição da imagem do rei (fundador da Universidade de Coimbra), sob coordenação científica de Eugénia Cunha, docente e investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia». Adianta também que à noite, no palco do Teatro Académico de Gil Vicente, será interpretado o concerto de abertura da XXVII Semana Cultural da UC, “Poesis et Symphonia”.