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Cruz Vermelha lança campanha para responder ao aumento "alarmante" de pedidos de apoio
A Cruz Vermelha Portuguesa começou hoje uma campanha nacional de recolha de bens essenciais, com presença em mais de 630 superfícies comerciais, para “fazer face ao aumento alarmante dos pedidos de apoio”, de 126% nos últimos dois anos.
Em comunicado, a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) faz um “apelo urgente à solidariedade nacional”, para que os portugueses contribuam para a campanha “Vale+”, que começa hoje e se prolonga até ao dia 5 de março.
“Em 2024, a CVP registou um aumento acumulado de 126% nos pedidos de ajuda em relação a 2022, com um crescimento de 73% em 2023 e mais 53% em 2024. As solicitações de bens de primeira necessidade dispararam 62% num só ano, colocando a instituição sob enorme pressão para garantir respostas imediatas a famílias em situação de vulnerabilidade”, refere a CVP.
Salienta que o risco crescente de pobreza e exclusão social afeta trabalhadores, desempregados, inativos, famílias monoparentais e numerosas, o que demonstra a dificuldade do país em fazer uma recuperação económica e social.
A CVP adianta que as suas estruturas locais dão apoio alimentar a mais de 35 mil pessoas, tanto através da entrega de bens, como de cartões alimentares, salientando que se trata de um apoio que “não se limita a fornecer alimentos, mas faz parte de um processo mais amplo de capacitação e empoderamento, promovendo maior dignidade e autonomia na escolha dos alimentos”.
“Estamos perante uma verdadeira emergência social. Nunca, em décadas de história da CVP, tivemos um crescimento tão abrupto nos pedidos de apoio. A nossa capacidade de resposta está no limite e precisamos, mais do que nunca, do apoio da sociedade para continuar a ajudar quem mais necessita”, alerta António Saraiva, presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, citado no comunicado.
A CVP refere que tem havido “uma mudança preocupante no perfil de beneficiários”, ao mesmo tempo que cresce “de forma alarmante (…) o número de pessoas empregadas que, apesar de terem trabalho, não conseguem cobrir despesas básicas como alimentação e habitação”.
“Esta crise não distingue estatutos. Já não estamos apenas a apoiar desempregados ou populações vulneráveis, mas também famílias com rendimentos médios e baixos que foram empurradas para a insegurança financeira. A campanha 'Vale +' é uma peça essencial para garantir que estas pessoas tenham o mínimo de dignidade”, sublinha António Saraiva.
Segundo a CVP, o leite, o azeite, o atum e os produtos de higiene estão entre os bens não perecíveis mais procurados, enquanto os cartões alimentares são considerados essenciais para a aquisição de produtos frescos e dietas específicas. Estes cartões permitem uma escolha mais adequada às necessidades individuais e familiares, garantindo uma alimentação equilibrada e respeitando restrições alimentares.
Para participar na campanha, é possível entregar alimentos e produtos de higiene diretamente nas lojas aderentes, aos voluntários da CVP, comprar vales de alimentos ou doar vales monetários.