Areaclientedc
Última Hora
Carnaval Ffoz2
Horizontal Alma Shopping
Ab Combustível Jornal Diariocoimbra
Pub

Macron defende que europeus têm de estar mais unidos que nunca

Presidente francês afirmou ainda que europeus devem preparar-se em matéria tecnológica, industrial e de defesa

O Presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu hoje em Lisboa que os europeus devem estar mais unidos do que nunca e preparar-se em matéria tecnológica, industrial e de defesa, num momento em que as velhas alianças são questionadas.

"Os europeus, hoje, devem estar convencidos de uma coisa: que é preciso mais do que nunca estar unidos e ser fortes", acentuou o chefe de Estado francês, na Assembleia da República, no âmbito da visita de Estado que está a efetuar a Portugal.

Macron disse que a ligação entre Portugal e a França é um contributo importante para essa Europa mais forte, mostrando-se "muito feliz" pelo tratado de amizade que assinou com o seu "amigo primeiro-ministro" português, Luís Montenegro.

"Devemos absolutamente fazer escolhas muito profundas para ter uma Europa que seja mais unida e mais forte em matéria tecnológica, industrial e em matéria de defesa", sublinhou, acrescentando que o tratado assinado com Portugal também honrará esse compromisso.

Ao lado do presidente do parlamento português, José Pedro Aguiar-Branco, num plenário do parlamento aberto apenas para a visita, Emmanuel Macron lembrou a importância da visita de Estado de um Presidente francês a Portugal 26 anos depois da última, realizada por Jacques Chirac em 4 de fevereiro de 1999.

"Eestou muito feliz por esta visita de Estado neste momento que atravessa a Europa e o mundo, quando há muitas incertezas e às vezes as alianças muito antigas são questionadas. Vinte e seis anos depois da última visita de Estado de um Presidente francês, a minha presença hoje diz que as verdadeiras amizades se mantêm", salientou.

O chefe de Estado francês reiterou que o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deverá deslocar-se a Washington na sexta-feira para se encontrar com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, "se tudo correr bem", considerando que será um encontro importante para explicar o que se passa no seu país, invadido pela Rússia há três anos.

"A Ucrânia é, para nós, um combate importante, é um combate pelo direito internacional, pela soberania, e depois é um combate pela segurança dos europeus", decclarou.

Macron assinalou ainda "a importância que a ligação trasnatlântica pode ter" não só para os europeus, mas também para os americanos, reiterando que disse isso mesmo a Donald Trump no encontro que manteve com ele na Casa Branca na segunda-feira.

Fevereiro 27, 2025 . 19:23

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right