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Região de Coimbra com visto favorável para novos transportes públicos
A concessão do transporte público rodoviário na região de Coimbra já teve visto do Tribunal de Contas. A informação foi revelada hoje pela Comunidade Intermunicipal (CIM), que espera ter o processo de transição para o novo operador concluído até ao verão.
Os contratos de concessão de transporte rodoviário foram adjudicados, após concurso público internacional, à empresa israelita Busway, por cerca de 40 milhões de euros, envolvendo três lotes de transportes rodoviários para cinco anos (com possibilidade de extensão para mais dois), num território com cerca de 430 mil habitantes.
O secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC), Jorge Brito, disse hoje à agência Lusa que o processo já recebeu visto do Tribunal de Contas, iniciando-se, amanhã, dia um de março, o período de transição dos seis operadores presentes no território para o novo operador, a Busway.
Período de transição
A CIMRC espera que seja possível fazer toda a transição até ao verão e acredita que até lá será possível estar tudo em funcionamento pleno. Durante este período de transição, terá de ser assegurada a operacionalização das novas linhas e redes, e integração dos motoristas dos vários operadores da região na nova concessão.
Em abril, a CIMRC conta apresentar todo o novo sistema, a sua imagem, assim como autocarros desta nova operação, disse Jorge Brito.
Divisão territorial
Os três lotes atribuídos pela Região de Coimbra à Busway estão distribuídos da seguinte forma: o primeiro abrange Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Penela e Soure e ligações à comunidade intermunicipal (CIM) da Região de Leiria.
O segundo envolve Cantanhede (incluindo o serviço à feira Expofacic), Mealhada, Mira, Mortágua e ligações à CIM Viseu Dão Lafões, e o terceiro abrange Arganil, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Tábua (com ligação a Santa Comba Dão, Viseu), Vila Nova de Poiares e ligações à CIM das Beiras e Serra da Estrela.
Segundo as peças do processo que foram a concurso, consultadas pela agência Lusa, em todos os lotes é assegurado o serviço a Coimbra (principal destino das viagens intermunicipais).
Abrangência territorial
De acordo com os documentos, deverá ser assegurada uma oferta anual de 6,5 milhões de quilómetros percorridos, mais de metade para dar resposta à rede intermunicipal, cerca de 980 mil quilómetros dedicados à rede inter-regional e o restante para serviços municipais de transporte rodoviário.
A operação futura desta rede de transportes rodoviários estará integrada no bilhete intermodal que irá servir toda a região (um bilhete único que permite usar esta rede, mas também o Metro Mondego e os transportes urbanos de Coimbra).
Integram a CIM Região de Coimbra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, do distrito de Coimbra, e Mealhada e Mortágua, dos distritos de Aveiro e de Viseu, respetivamente.
A Busway é uma subsidiária do grupo israelita Afifi, que ganhou em 2023, através da empresa Nativ Express, o concurso de transportes rodoviários para a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, tendo começado a operar no verão daquele ano.