Areaclientedc
Última Hora
Festa Do Queijo Serra Da Estrela Oh
Carnaval Ffoz2
Ab Combustível Jornal Diariocoimbra
Pub

Três milhões de euros para equipamentos de proteção civil da região

Na abertura das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, o presidente da Câmara de Condeixa alerta que alterar a forma como funciona o setor, de uma dimensão sub-regional para distrital pode ser prejudicial

O secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra anunciou hoje um investimento de 3 milhões de euros  para reforçar equipamentos de proteção civil «à escala intermunicipal» e «robustecer a capacidade para fazer face a acidente graves e catástrofes». Jorge Brito falava na cerimónia de abertura das atividades comemorativas do Dia Internacional da Proteção Civil, esta manhã em Condeixa.

«Nos últimos anos, é importante e não podemos esquecer, o papel que esta organização teve no apoio ao nosso território, principalmente perante a pandemia do Covid-19. Conseguimos fazer uma uniformização de procedimentos, um processo de aquisição conjunta de equipamentos, processos de testagem, num esforço conjunto que, claro, robusteceu aquilo que temos aqui», salientou, dando conta de que 2025 é o início de uma nova fase com reforço de investimento ao nível intermunicipal.

Dia Internacional Da Proteção Civil Fig 27

Em parceria com o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Coimbra, o programa que assinala o Dia Internacional da Proteção Civil dá atenção especial  «à problemática dos acidentes rodoviários, com várias ações de sensibilização, seminários e simulacros», refere Jorge Brito.

«Ao longo dos últimos anos, o nosso território teve de enfrentar diversos desafios e adversidades, mas foi através do compromisso, da cooperação entre os nossos municípios, da administração central, os corpos bombeiros e os vários agentes de proteção civil que conseguimos superar obstáculos, fortalecer a nossa capacidade e, acima de tudo, dar corpo a uma expressão que entrou muito na nossa gíria, que é a resiliência», salientou.

Na cerimónia, Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa, fez saber que «deve ser bem ponderada» a possibilidade de a proteção civil passar a ser olhada numa lógica distrital em vez de sub-regional.

«A forma como está a funcionar hoje não deixa grandes dúvidas que funciona bem. Em todo caso, será sempre algo que deve ser de profunda reflexão entre todos os agentes e não só algo que se possa lançar de cima para baixo». alertou o autarca.

Carlos Luís Tavares, comandante distrital da Proteção Civil, salientou «o significado especial» das comemorações porque chama a atenção para a «importância da prevenção e da prontidão e da resposta eficaz em situações de emergência».

Dia Internacional Da Proteção Civil Fig 41

«A prevenção e a preparação são pilares fundamentais para uma sociedade resiliente. Eventos como este são uma oportunidade única para sensibilizar a população sobre os riscos existentes e sobre a forma como todos podemos contribuir para um ambiente mais seguro. A informação e a educação são ferramentas poderosas que nos ajudam a agir corretamente em caso de necessidade, referiu Carlos Luís Tavares.

Durante a manhã, as crianças da EB 1 de Condeixa-a-Nova visitaram a exposição de meios patente no Parque dos Silvais.

 

 

 

Fevereiro 28, 2025 . 15:28

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right