Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Bocelli Pub
Totalfun Pub
Pub

Depressão Jana e agitação marítima deixam país em alerta

Distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo e a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso laranja devido à agitação marítima e os distritos de Castelo Branco e Guarda também estão sob aviso laranja devido à queda de neve

11 distritos do continente e a Região Autónoma da Madeira estão sob aviso laranja devido à agitação marítima e queda de neve e sete em aviso amarelo devido ao vento e precipitação, devido aos efeitos da depressão Jana.

Os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo e a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso laranja devido à agitação marítima e os distritos de Castelo Branco e Guarda também estão sob aviso laranja devido à queda de neve.

Sob aviso amarelo estão os grupos Central e Oriental dos Açores, a Madeira, Vila Real e Viseu devido ao vento, Évora, Portalegre e Santarém devido à precipitação, Bragança devido à queda de neve e o grupo ocidental dos Açores devido à agitação marítima.

De acordo com Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a agitação marítima irá aumentar a partir de dia 08, com ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros, aumentando gradualmente para 5 a 6 metros no dia 09, podendo mesmo atingir 10 metros.

O vento irá soprar do quadrante sul, sendo mais intenso no dia 08, com rajadas até 80 quilómetros por hora no litoral.

A queda de neve prevê-se que caia a partir de dia 08 acima dos 1000 a 1200 metros de altitude, subindo a cota para 1200 a 1400 metros no dia 10.

O aviso do IPMA é válido entre o dia as 17:55 de dia 07 e as 23:55 de dia 10 e será atualizado até dia 08, às 19 horas

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O agravamento do estado do tempo levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar a população para a possibilidade de inundações e acidentes.

Março 7, 2025 . 21:58

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right