
ASAE apreende artigos de desporto contrafeitos no valor de 2,5 ME
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 25.416 artigos de desporto contrafeitos, num valor total superior a 2,5 milhões de euros, num estabelecimento retalhista no concelho da Maia, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a ASAE informou que uma operação de prevenção criminal, que designou “Operação Olimpo”, no âmbito do «combate à violação dos direitos de propriedade industrial, designadamente quanto ao crime de contrafação, imitação e uso ilegal de marca» num estabelecimento do concelho da Maia, «suspeito de comercializar artigos de origem contrafeita», levou também à detenção, «em flagrante delito», de dois suspeitos.
Os detidos, de nacionalidade estrangeira, fazem parte, alegadamente de «uma vasta estrutura criminosa», adiantou a ASAE, acrescentando que, na ocasião, foram «recolhidos diversos elementos probatórios relativos à prática dos ilícitos criminais, bem como apreendidas duas viaturas de alta cilindrada e 25.416 artigos de desporto contrafeitos, num valor total superior a 2,5 milhões de euros».
«Este grupo operava por via aérea e terrestre, recorrendo a transportadoras internacionais, pagamentos digitais, moradas e identidades falsas, para introduzir na Península Ibérica produtos contrafeitos e falsificados. Estes artigos eram posteriormente distribuídos nos mercados regulares de Portugal e Espanha, onde eram vendidos a preços elevados como se fossem legítimos e autênticos», acrescenta a ASAE no comunicado.
Segundo a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, «foi instaurado o correspondente processo-crime por fraude sobre mercadorias, contrafação e uso ilegítimo de marca».