
Mercadona cresce em faturação e pela primeira vez é rentável em Portugal
Dos 38.835 milhões de euros faturados pela Mercadona em 2024 (mais 9% face a 2023), 1.778 milhões correspondem ao volume de vendas alcançado em Portugal, mais 27% do que no ano anterior, com a cadeia de supermercados espanhola a ser «rentável pela primeira vez» desde 2019, ano em que abriu a primeira loja no mercado nacional.
«Portugal começou a somar e este ano somará mais. Estamos muito satisfeitos», afirmou Juan Roig, presidente da empresa, na conferência de imprensa de apresentação dos resultados anuais que decorreu ontem em Valência, Espanha, onde o grupo tem sede, admitindo, porém, que este resultado é ainda inferior ao que a empresa aspira para 2025 no mercado nacional, estando previsto o aumento de 3,5% nas vendas, «para atingir os 40.100 milhões de euros, e a consolidação de um lucro idêntico ao do último exercício». Até ao final do ano, a empresa tem ainda previsto um investimento de mais 157 milhões de euros e a abertura de 10 novas lojas, chegando, no decorrer do ano, à cidade de Lisboa, onde abrirá dois supermercados.
Em Portugal, empresa contribuiu com 237 milhões de euros em impostos
Para o abastecimento dos 60 supermercados em Portugal - rede que foi reforçada no ano passado (mais 11 do que em 2023, algumas delas na região Centro do país) num investimento de 219 milhões de euros - a empresa trabalhou de perto com os seus fornecedores nacionais, aos quais comprou 1.400 milhões de euros, tendo contribuído com 237 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia. Da mesma forma, «o esforço e compromisso da equipa, a abertura de novas lojas e a aposta num sortido eficaz e de qualidade, tornaram possível uma redução no preço de 1.500 produtos», fazendo com que a «cada dia mais clientes escolham» a Mercadona como local preferencial para as suas compras, refere a empresa em comunicado.
