
BTL: Descobre experiências únicas numa região singular
Casa cheia no primeiro dia da BTL, que começou ontem na FIL e promete provar, até domingo, porque é que é a maior feira dedicada ao turismo e uma das maiores da Europa. A vasta região do Centro rumou à capital, em apresentações que tanto foram em nome individual, como coletivo, mas com um objetivo comum: mostrar e promover a diversa região, que tem tanto de produtos maduros, como de singularidade para descobrir.
A aventura da Turismo Centro de Portugal (TCP) nesta BTL arrancou com a gravação ao vivo do podcast “Money Money”, conduzido por João Vieira Pereira e João Silvestre. Seguiu--se uma experiência gastronómica com a degustação das “4 Maravilhas da Mealhada” – Água, Pão, Vinho e Leitão – promovida pelo município da Mealhada, que celebrou a identidade gastronómica deste território.
Ao longo da tarde, a TCP começou por dar destaque aos projetos que compõem esta vasta região que engloba 100 municípios. Foi o caso da Centro de Portugal Film Commission, uma aposta estratégica na promoção da região como destino de filmagens para produções nacionais e internacionais. Logo depois, os visitantes tiveram oportunidade de explorar as harmonizações perfeitas entre queijos e vinhos da região, através de uma ação dinamizada pelos projetos PROVERE Queijos Centro de Portugal e PROVERE Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas.
Outro momento de relevo foi a apresentação do XXXV Capítulo Extraordinário da Ordem do Caminho de Santiago. Destaque ainda por uma visita ao stand por parte do Ministro da Economia, Pedro Reis, e do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que foram acompanhados pelo presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e de outros dirigentes do setor turístico.
Na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra o espaço principal do dia foi dado à apresentação do guia dos 114 locais únicos da região de 19 municípios, o que aconteceu numa sessão conduzida pela animada Filomena Cautela que deu também espaço para a visualização do filme promocional da região, produzido a 100% com inteligência artificial.
O município de Tábua entrou em cena para apresentar o cartaz da sua FACIT e Oliveira do Hospital apresentou o Alva Skate Fest, um evento que ganha este ano estatuto de internacional. Pelo stand passou ainda o “Vislumbre de um Império” de Condeixa-a-Nova e a Pink & White Fest de Cantanhede.
Turismo do Centro recebeu a visita de Marcelo num primeiro dia da BTL em que o território da região esteve em evidência
Logo ao lado foi a cidade dos estudantes que se exibiu, num regresso à BTL em “nome próprio” para «afirmar a marca Coimbra», como evidenciou José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal, na inauguração do stand. Ao lado do município apresentou-se a Fundação Bissaya Barreto, em representação do Portugal dos Pequenitos, e a Universidade de Coimbra para dar a conhecer os pontos mais fortes no setor turístico da cidade.
Em “primeira mão”, Coimbra apresentou o seu novo portal turístico que abre ao público um “mundo” de opções para se partir à descoberta da cidade.
Com um novo vídeo promocional, os visitantes da BTL e de todo o mundo podem “viajar” pela cidade dos estudantes, da História de Portugal, pela cultura e pelos locais mais emblemáticos, como o Paço das Escolas ou a Biblioteca Joanina, comprovando, de acordo com o slogan, que Coimbra é “the right place to be” (Coimbra, o sítio certo para se estar).
A par disso, Coimbra aproveitou o arranque da BTL para dar a conhecer os novos Roteiros Temáticos. A partir de uma webApp o município apresenta mais de 20 roteiros e percursos pelo concelho, dos mais turísticos aos pontos mais recônditos, dando destaque a um roteiro onde a água, as fontes monumentais e as fontainhas são os pontos centrais deste roteiro.
E foi com cinema que se fechou o ciclo da região no primeiro dia da BTL, uma “oferta” do município da Figueira da Foz, que convidou a atriz Maria João Bastos para a gravação de um podcast que evidenciou o potencial da região nesta área da gravação cinematográfica. “A Espia”, série gravada na Figueira da Foz em 2020, e protagonizada por Maria João Bastos, foi o ponto de partida para a conversa.