
Coimbra abre BTL com novo site dedicado ao turismo
Onde ficar, o que visitar, onde comer e experiências únicas e atividades culturais estão a, partir de ontem, no novo site que é uma “porta” para o turismo na cidade de Coimbra. O novo portal apresentado como a «grande novidade» do primeiro dia da 35.º edição da BTL - Better Tourism Lisbon - no stand de Coimbra apresenta um “mundo” de opções para o turista que visite Coimbra, mas não só. É, de facto, um site dedicado aos seus habitantes - para que partam à descoberta da cidade -, mas também uma oportunidade para mostrar Coimbra a quem queira escolher a cidade para viver.
O novo site disponível a partir de www.visitecoimbra.pt já está disponível online.
«Faltava a Coimbra um portal de turismo para que fosse possível que, de todos os lados do mundo, pudessem aceder a Coimbra, via digital, e com isso ter a perceção da imensa dimensão patrimonial, cultural da cidade, da beleza da nossa orografia, do rio e da região», defendeu José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, em entrevista ao Diário de Coimbra, após a inauguração do stand presente na BTL.
O novo site apresenta-se de uma forma interativa, intuitiva e, por isso, permite uma navegação facilitada para os utilizadores e agentes do setor em diferentes dispositivos móveis. Dividido pelas ofertas de restauração, de unidades hoteleiras, experiências e pontos turísticos, o portal digital apresenta uma oferta diversificada e que pode ser «adaptada aos diferentes perfis de quem nos visita», explicou, Ana Moita Francisco, responsável do Município de Coimbra pela apresentação.
«O visitecoimbra.pt é direcionado aos agentes turísticos que marcam presença na cidade, mas tem também informação para, por exemplo, os nómadas digitais que podem escolher Coimbra para viver», disse.
Apesar da «lista de agentes do setor da restauração, das unidades hoteleiras, e dos agentes culturais ser longa», existe a possibilidade de acrescentar ainda mais agentes culturais, turísticos e unidades de alojamento que demonstrem vontade de integrar o novo portal de turismo. «Qualquer agente turístico pode aceder e dar-se a conhecer nesta plataforma», afirmou, acrescentando que foi feito um esforço para agregar o máximo de informação neste novo portal do turismo de Coimbra.
«Quando se diz que não existe muita coisa para fazer em Coimbra não é verdade e a partir deste site é possível verificar isso mesmo»
A aposta do novo site passa ainda por ter uma «área dedicada aos agentes profissionais» onde podem aceder a conteúdos informativos acerca dos pontos turísticos, das lendas históricas de Coimbra, assim como utilizar o site como ponto de divulgação das atividades que cada um promove, facilitando ligações diretas a estes parceiros turísticos.
O novo portal é assim um a«passo importante» para a consolidação do destino Coimbra e da marca Coimbra.
O site está disponível em três línguas: português, inglês e espanhol.
Coimbra diz “presente” na BTL ao lado do Portugal dos Pequenitos e Universidade
«Coimbra é a porta para a Região de Coimbra», afirmou Francisco Veiga, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, durante a cerimónia oficial que marcou o arranque da presença de Coimbra na 35.º edição da BTL - Better Tourism Lisbon, que decorre até domingo na FIL.
Ao lado da Universidade de Coimbra e da Fundação Bissaya Barreto, em representação do Portugal dos Pequenitos, Coimbra pretende ser durante estes dias uma “montra” do Património da Humanidade, dos recantos mais especiais dos estudantes e tornar-se um «destino nacional, europeu e internacional», salientou José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, em entrevista ao Diário de Coimbra.
«Não seria possível estarmos aqui sem o Portugal dos Pequenitos e sem a Universidade, porque são os lugares mais visitados de Coimbra», defendeu.
«Este stand em grande destaque e de grande dimensão, com a mesma área do ano passado - este ano não como município convidado – apresenta--se como município que se quer impor pela força do turismo», realçou o autarca.
Para José Manuel Silva, em Coimbra existe um «potencial imenso que não tem sido devidamente aproveitado» e, por esse motivo, o executivo municipal tem «criado estruturas para que tudo isto possa acontecer», enumerando a criação de uma divisão dedicada ao Turismo no início do seu mandato.
Marcar presença numa feira com a dimensão da BTL pretende dar uma «visibilidade à cidade que é essencial», tendo como principal objetivo «captar mais pessoas e afirmar a marca Coimbra».
«Afirmar a marca Coimbra traz um impacto positivo em tudo», não só na atração turística, como na restauração, hotelaria, cultura locais e na «atratividade da cidade para trazer investimento privado e criar emprego», salientou José Manuel Silva.
Aliás, na visão do presidente da Câmara Municipal, o turismo tem a capacidade de atrair novos investidores, novas empresas e com isso «fazer crescer a população de Coimbra».