
Convento S. Francisco será o “centro” para turismo de negócios
Foi hoje apresentado o “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau”, uma convenção sediada no Convento S. Francisco, pelo relevo que tem ganho na área do turismo de negócios. Esta será uma resposta que procura recompensar a cidade pela sua evolução no setor de eventos corporativos.
Coimbra é, atualmente, a terceira potência de eventos com caraterísticas de turismo de negócios e corporativos, atrás apenas de Lisboa e Porto, segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). A ICCA destaca ainda a cidade dos estudantes como a 81.ª melhor a nível europeu e a 143.ª mundialmente.
Esta convenção é reconhecida em todo o mundo como “receita de sucesso” e de destaque para os territórios como «destinos de referência» para turismo de negócios.

Jorge Brito, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região Centro, Jorge Sampaio, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, e Francisco Veiga, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, apresentaram uma estrutura que resulta de um trabalho de união em torno do objetivo comum de tornar toda a região mais atrativa. Como ponto estratégico principal para a região, o desejo é que se possa criar um quadro de qualidade para reuniões internacionais.
No caso conimbricense, o Convento S. Francisco está na frente da estruturação, promoção e marketing do “produto” turístico, ficando como local escolhido para o Convention Bureau e, simultaneamente, motivando a escolha do nome “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau”.
“Vai contribuir para a competitividade do destino”
Francisco Veiga destaca a importância do evento que vai trazer eventos especiais, convidados e oradores únicos, fóruns, workshops e muitas outras atividades, com o objetivo de atrair o máximo de participantes. «Acreditamos que dispor de um Convention Bureau, em Coimbra, vai contribuir, de forma decisiva, para reforçar a competitividade do destino, sendo mais um fator de atratividade que nos permitirá proporcionar experiências de qualidade e, deste modo, captar mais visitantes para o nosso conselho e, num contexto alargado, para toda a Região Centro», sublinha o vice-presidente.
Do lado da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, Jorge Sampaio destacou a «excelência das infraestruturas» que a cidade oferece, uma qualidade que se interliga com a “proximidade” que a Agência e a Câmara Municipal de Coimbra partilham.
Visitas internacionais
Com o crescimento previsto em termos e afluência e importância de mercado, o Convention Bureau vai organizar “Fam Trips” – visitas educacionais direcionadas a mercados internacionais – com a ajuda das delegações do Turismo de Portugal.
Neste aspeto, as visitas vão contar com a presença de “buyers” (compradores) de referência, que comprar pacotes turísticos neste setor de mercado.
Está, ainda, em estudo a criação de um “Fundo de Captação para Congressos Internacionais”, destinado a eventos com mais de 300 participantes.