Areaclientedc
Última Hora
Pub

Convento S. Francisco será o “centro” para turismo de negócios

“Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau” será uma resposta à crescente importância da cidade no setor dos eventos corporativos

Foi hoje apresentado o “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau”, uma convenção sediada no Convento S. Francisco, pelo relevo que tem ganho na área do turismo de negócios. Esta será uma resposta que procura recompensar a cidade pela sua evolução no setor de eventos corporativos.

Coimbra é, atualmente, a terceira potência de eventos com caraterísticas de turismo de negócios e corporativos, atrás apenas de Lisboa e Porto, segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). A ICCA destaca ainda a cidade dos estudantes como a 81.ª melhor a nível europeu e a 143.ª mundialmente.

Esta convenção é reconhecida em todo o mundo como “receita de sucesso” e de destaque para os territórios como «destinos de referência» para turismo de negócios.

Coimbra Centro De Portugal Convention Bureau Impulsiona Turismo De Negócios E Fixa Se No Convento São Francisco 2

Jorge Brito, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região Centro, Jorge Sampaio, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, e Francisco Veiga, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, apresentaram uma estrutura que resulta de um trabalho de união em torno do objetivo comum de tornar toda a região mais atrativa. Como ponto estratégico principal para a região, o desejo é que se possa criar um quadro de qualidade para reuniões internacionais.

No caso conimbricense, o Convento S. Francisco está na frente da estruturação, promoção e marketing do “produto” turístico, ficando como local escolhido para o Convention Bureau e, simultaneamente, motivando a escolha do nome “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau”.

“Vai contribuir para a competitividade do destino”

Francisco Veiga destaca a importância do evento que vai trazer eventos especiais, convidados e oradores únicos, fóruns, workshops e muitas outras atividades, com o objetivo de atrair o máximo de participantes. «Acreditamos que dispor de um Convention Bureau, em Coimbra, vai contribuir, de forma decisiva, para reforçar a competitividade do destino, sendo mais um fator de atratividade que nos permitirá proporcionar experiências de qualidade e, deste modo, captar mais visitantes para o nosso conselho e, num contexto alargado, para toda a Região Centro», sublinha o vice-presidente.

Do lado da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, Jorge Sampaio destacou a «excelência das infraestruturas» que a cidade oferece, uma qualidade que se interliga com a “proximidade” que a Agência e a Câmara Municipal de Coimbra partilham.

Visitas internacionais

Com o crescimento previsto em termos e afluência e importância de mercado, o Convention Bureau vai organizar “Fam Trips” – visitas educacionais direcionadas a mercados internacionais – com a ajuda das delegações do Turismo de Portugal.

Neste aspeto, as visitas vão contar com a presença de “buyers” (compradores) de referência, que comprar pacotes turísticos neste setor de mercado.

Está, ainda, em estudo a criação de um “Fundo de Captação para Congressos Internacionais”, destinado a eventos com mais de 300 participantes.

Março 17, 2025 . 16:48

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right