Areaclientedc
Última Hora
Pub

Expectativas superadas no balanço de cinco dias de BTL

Foram dias intensos vividos na FIL, onde terminou ontem mais uma edição da maior feira de turismo do país. Representantes da região falam de metas alcançadas na promoção do destino

As portas de cinco dias intensos da maior feira de turismo do país fecharam ontem e o que fica para memória, pelo menos até daqui a um ano quando entrar a próxima edição, é uma história coroada de sucesso: milhares de visitantes que passaram pela BTL, centenas de contactos, negócios, ações promocionais em nome do turismo. Pelos vários stands da região Centro, a nota dominante foi uma clara aposta nas tecnologias, com os municípios a fazerem uso também, em larga escala, da apresentação de vídeos promocionais e da presença de figuras públicas como chamariz ao território.

Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, não tem dúvidas em afirmar que a presença este ano «foi uma aposta ganha», com uma afluência de pessoas - quer de profissionais, quer de visitantes - a superar as expectativas iniciais da organização. A “silent party” esteve sempre cheia, a gravação dos podcasts contou com lotações esgotadas e público de pé, os momentos de degustação estiveram regularmente com grande afluência e as muitas apresentações deste território de 100 municípios alcançaram uma dinâmica que foi capaz de atrair muitos espectadores. Sem balanço final de números, Anabela Freitas diz, contudo, que o feed-back recebido dos privados- que este ano tiveram espaço para negócio aumentado - foi, em toda a linha, superior. «Todos eles me disseram que tinham feito muitos mais contactos do que nos anos anteriores», referiu.

P6 Turismo Do Centro

No stand da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), os municípios falaram a uma só voz. Aqui, a nota mais expressiva desta participação foi a apresentação do filme promocional do território feito 100% com Inteligência Artificial e a apresentação do guia dos lugares únicos da região. Uma presença que Emílio Torrão, presidente da CIM-RC, considera de «sucesso», «superando todas as melhores expectativas». Os municípios, frisou, apresentaram «produto turístico muito bem estruturado, atrativo e a despertar interesse de muitos operadores nacionais e internacionais», o que o leva a concluir que a região de Coimbra «recomenda-se».

Filomena Cautela Btl

Na segunda participação individual do município de Coimbra, ficou provado que a presença na edição deste ano da BTL «é e vai ser determinante para a afirmação da marca Coimbra na atratividade de turistas nacionais e internacionais». A presença em stand próprio «veio evidenciar a necessidade de mantermos a aposta de uma presença autónoma relativamente a CIM-RC e ao Turismo Centro de Portugal», refere, em balanço, o município, que frisa que a procura por Coimbra por parte dos visitantes é enorme, uma vez que «é o principal polo de atração turística da zona Centro».

P1 Fado Na Casa Das Caldeiras Carlos Dias

Igualmente em stand individual, o Município da Figueira da Foz frisa, em declarações de balanço, que a participação «excedeu, em muito», as expectativas iniciais, com um stand a conquistar o público e a estar recorrentemente lotado. «Consolidámos a marca, a notoriedade do destino e o nosso enorme potencial», refere fonte da autarquia, que fala mesmo de momentos de «loucura» vividos no stand, este ano maior e claramente a fazer o apelo à visita à Figueira da Foz. Mais ainda, destaca também a presença de 30 parceiros que, ao lado do município, venderam o destino Figueira da Foz e os muitos eventos que a cidade promove ao longo do ano.

P2 Rfm Somni T
Março 17, 2025 . 11:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right