
Expectativas superadas no balanço de cinco dias de BTL
As portas de cinco dias intensos da maior feira de turismo do país fecharam ontem e o que fica para memória, pelo menos até daqui a um ano quando entrar a próxima edição, é uma história coroada de sucesso: milhares de visitantes que passaram pela BTL, centenas de contactos, negócios, ações promocionais em nome do turismo. Pelos vários stands da região Centro, a nota dominante foi uma clara aposta nas tecnologias, com os municípios a fazerem uso também, em larga escala, da apresentação de vídeos promocionais e da presença de figuras públicas como chamariz ao território.
Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, não tem dúvidas em afirmar que a presença este ano «foi uma aposta ganha», com uma afluência de pessoas - quer de profissionais, quer de visitantes - a superar as expectativas iniciais da organização. A “silent party” esteve sempre cheia, a gravação dos podcasts contou com lotações esgotadas e público de pé, os momentos de degustação estiveram regularmente com grande afluência e as muitas apresentações deste território de 100 municípios alcançaram uma dinâmica que foi capaz de atrair muitos espectadores. Sem balanço final de números, Anabela Freitas diz, contudo, que o feed-back recebido dos privados- que este ano tiveram espaço para negócio aumentado - foi, em toda a linha, superior. «Todos eles me disseram que tinham feito muitos mais contactos do que nos anos anteriores», referiu.

No stand da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), os municípios falaram a uma só voz. Aqui, a nota mais expressiva desta participação foi a apresentação do filme promocional do território feito 100% com Inteligência Artificial e a apresentação do guia dos lugares únicos da região. Uma presença que Emílio Torrão, presidente da CIM-RC, considera de «sucesso», «superando todas as melhores expectativas». Os municípios, frisou, apresentaram «produto turístico muito bem estruturado, atrativo e a despertar interesse de muitos operadores nacionais e internacionais», o que o leva a concluir que a região de Coimbra «recomenda-se».

Na segunda participação individual do município de Coimbra, ficou provado que a presença na edição deste ano da BTL «é e vai ser determinante para a afirmação da marca Coimbra na atratividade de turistas nacionais e internacionais». A presença em stand próprio «veio evidenciar a necessidade de mantermos a aposta de uma presença autónoma relativamente a CIM-RC e ao Turismo Centro de Portugal», refere, em balanço, o município, que frisa que a procura por Coimbra por parte dos visitantes é enorme, uma vez que «é o principal polo de atração turística da zona Centro».

Igualmente em stand individual, o Município da Figueira da Foz frisa, em declarações de balanço, que a participação «excedeu, em muito», as expectativas iniciais, com um stand a conquistar o público e a estar recorrentemente lotado. «Consolidámos a marca, a notoriedade do destino e o nosso enorme potencial», refere fonte da autarquia, que fala mesmo de momentos de «loucura» vividos no stand, este ano maior e claramente a fazer o apelo à visita à Figueira da Foz. Mais ainda, destaca também a presença de 30 parceiros que, ao lado do município, venderam o destino Figueira da Foz e os muitos eventos que a cidade promove ao longo do ano.
