
Arranca hoje venda de bilhetes diários para o RFM SOMNII Intermarché
O RFM SOMNII Intermarché regressa à Praia do Relógio, na Figueira da Foz, nos dias 4, 5 e 6 de julho deste ano e os bilhetes diários para o evento estão disponíveis para venda ao público a partir de hoje, com um custo de 49 euros, em rfmsomnii.com, balcões Worten e FNAC Online. Já os passes gerais e os passes VIP, ambos válidos para os três dias do festival de música eletrónica, têm um custo de 80 e de 160 euros, respetivamente, estando à venda desde novembro. «Nesta altura, estamos com 22% de incremento em relação ao ano passado». Quem o afirmou foi Tiago Castelo Branco, diretor executivo da MOT - Memories of Tomorrow, promotora do RFM SOMNII desde 2019.
Estando já no terceiro lote de passes gerais, o responsável acredita que também haverá «grande procura para os bilhetes diários». Não só para público nacional, mas também internacional, até porque na edição do ano passado foi registado 10% de público estrangeiro. Não obstante, pela experiência das edições anteriores, referiu que «o pico de vendas é quando começa o calor». Tiago Castelo Branco falava ontem em conferência de imprensa, que teve lugar no Hotel Vila Galé Collection, situado mesmo em frente ao areal que vai acolher a 11.ª edição do festival de música. A iniciativa serviu para apresentar as novidades deste ano, dando assim início a um novo capítulo na história daquele que já é considerado “O Maior Sunset de Sempre”.
Festival de experiências para as famílias
Para além de garantir a realização do RFM SOMNII por mais uma década na Figueira da Foz, a organização apresentou o cartaz final (ver texto nesta página), que «é o mais forte de música eletrónica» em Portugal e, por isso, a edição deste ano apresenta-se com um «cartaz de luxo», reunindo vários artistas nacionais e internacionais. Mas mais do que um festival de música, a MOT pretende que seja um festival de experiências para as famílias, com o intuito de fidelizar vários públicos.
Tiago Castelo Branco explicou que quem começou há dez anos a frequentar o RFM SOMNII pode ir agora com os filhos (entrada gratuita para crianças entre os três e os 12 anos), uma vez que há experiências vocacionadas para os mais novos, como insufláveis, pinturas faciais, entre outras atividades. A MOT indicou que o sunset do ano passado reuniu 700 famílias, o que «foi um sucesso», e que inovar nestas experiências para a família permitirá «fidelizar jovens para o futuro».
Alterações no recinto
Entretanto, uma das novidades para o RFM SOMNII Intermarché diz respeito às alterações que irão ser feitas no recinto. O palco irá desta vez estar de costas para o molhe norte o que, de acordo com a organização, irá permitir uma «logística mais fácil» na montagem do palco, no acesso a pessoas com mobilidade reduzida, bem como na instalação de mais infraestruturas no recinto. Outra novidade prende-se com o palco em si. Este ano esta infraestrutura será cenográfica, dispondo de uma parede com 55 metros de comprimento.
«Estão reunidas todas as condições para ser mais um sucesso», afirmou Luís Salgueiro, diretor geral na Genius y Meios e em representação da RFM, naming sponsor do evento, durante a conferência de imprensa. O responsável referiu que a «Figueira foi o local de eleição» para a segunda edição do RFM SOMNII - a primeira aconteceu em 2012 na Praia do Moledo, em Caminha - e defendeu que deve permanecer nesta cidade por «ficar no centro do país», tendo assim um «enquadramento único e exclusivo».
Afirmar a região como “destino de festivais”
Por sua vez, Pedro Gandum, diretor de marketing do Intermarché, o outro naming sponsor do sunset, destacou ser «um festival de extrema importância», uma vez que uma das estratégias desta cadeia de hipermercados passa por «estar muito próximo das pessoas», mantendo assim a parceria por, pelo menos, mais dois anos.
Já Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, sublinhou que é de todo o interesse continuarem associados ao RFM SOMNII - contribuindo com um apoio de 50 mil euros -, porque «o Turismo são experiências» e este festival de três dias é uma forma de «afirmar o Centro de Portugal como destino de festivais», permitindo não só captar novos públicos, para além de dinamizar a economia local e da região. Também Manuel Domingues, vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz, manifestou que este «é um evento que o município acarinha» - disponibilizando 105 mil euros em apoios - e que quer que continue a acontecer na cidade. «Traz à Figueira públicos diversos, o que é extremamente importante para nós», afirmou.
Presente na conferência de imprensa esteve também o conceituado DJ português Pete Tha Zouk, que já soma 30 anos de carreira e que já fez parte do cartaz do RFM SOMNII em 2012, 2014 e 2018. O artista agradeceu «o convite e a confiança para regressar a um festival que é único».