
"Talking Brains coloca o conhecimento do cérebro mais próximo das pessoas"
O UC Exploratório tem portas abertas há cerca de duas semanas para todos quantos queiram visitar "Talking Brains", a sua nova exposição que pretende fazer uma viagem a linguagem e o seu desenvolvimento, explorando as várias valências do cérebro humano. Rosalia Vargas, presidente do Ciência Viva, falou ao Diário de Coimbra sobre a importância deste tema, que, aliás, já cativou milhares de pessoas de todas as idades quando a mesma exposição esteve patente no Pavilhão do Conhecimento.
«O cérebro é, de facto, o órgão mais fascinante que temos e ainda aquele que é muito desconhecido», confirmou a responsável, sublinhando a importância de, em "Talking Brains", ele estar associado «à questão da linguagem que é o tema central da exposição». «Talking Brains é percebermos os cérebros em comunicação. Há quem diga, os especialistas, que é aquilo que caracteriza a humanidade, a nossa capacidade de desenvolver a linguagem e que impacto que isso teve na evolução do homem».
"Talking Brains" é uma exposição interativa que, ao longo de vários "painéis", dá a entender porque é que há mais de 7.000 línguas diferentes ou, como sublinhou Rosalia Vargas, explica porque é que «os nossos vizinhos em termos de linguagem nem sempre são os nossos vizinhos territoriais, o que é muito interessante».
A responsável sublinha a importância da exposição, apoiada pela Fundação la Caixa, para a literacia em ciência e convida todos, crianças, adultos e famílias, a visitarem o UC Exploratório. A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo das 10h00 às 13h00 e entre as 14h00 e as 18h00.