
Intercetado semi-submersível com cerca de 6,5 toneladas de droga
Numa ação concertada entre as autoridades portuguesas e espanholas, a Polícia Judiciária (PJ) realizou, nos últimos dias, uma operação de combate ao tráfico de estupefacientes por via marítima, na sequência da qual foi possível localizar e intercetar um semi-submersível, utilizado por uma organização criminosa transnacional, que transportava cerca de 6,5 toneladas de cocaína, com destino à Península Ibérica.
A operação “Nautilus”, em que participaram, além da PJ, a Marinha e a Força Aérea portuguesas, a Guardia Civil de Espanha, a Drug Enforcement Administration do EUA e a National Crime Agency do Reino Unido, teve origem em informação partilhada pela Guardia Civil no Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N), com sede em Lisboa, e é desenvolvida em inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal.
Na embarcação, intercetada em pleno Oceano Atlântico, a cerca de 500 milhas náuticas a sul dos Açores, seguiam cinco tripulantes, juntamente com as cerca de sete toneladas de droga, droga esta que teria como destino final diversos países do continente europeu.
A investigação, a cargo da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ, prossegue em cooperação com as autoridades de outros países.
Será realizada, hoje, pelas 15H30, uma conferência de imprensa com todas a entidades envolvidas, no edifício sede da Polícia Judiciária, em Lisboa.