
Palácio da Pena reabriu hoje mas voltou a encerrar
O Palácio da Pena reabriu hoje mas logo fechou ao final da manhã devido ao encerramento da Estrada da Pena “por questões de segurança”, relacionadas com um muro afetado pelo mau tempo, informou a empresa Parques de Sintra, acrescentando que aguarda novas indicações por parte das autoridades, nomeadamente a Proteção Civil, quanto à reabertura dos acessos a este monumento.
Numa nota, divulgada na segunda-feira, a sociedade Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML) anunciou que o Palácio Nacional da Pena reabria hoje ao público, “mas o Castelo dos Mouros, o Convento dos Capuchos, o Parque da Pena, o Chalet da Condessa d’Edla e o Palácio de Monserrate vão permanecer fechados até sexta-feira, sendo previsível a reabertura no sábado”.
Até ao momento, a PSML identificou “a queda de 350 árvores”, devido aos fortes ventos e precipitação provocada pela depressão Martinho no perímetro florestal de Sintra, na madrugada de 20 de março.
No entanto, segundo o presidente da autarquia, Basílio Horta (PS), na reunião do executivo de hoje, o arvoredo afetado poderá ser muito superior, podendo totalizar “cerca de 3.000 árvores ou talvez mais”, não estando ainda o número totalmente apurado. “Vamos ter um trabalho hercúleo pela frente”, admitiu o autarca, desabafando que “parece que passou uma guerra por ali” e apontando a necessidade de se avançar com a limpeza antes do Verão.