Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Bocelli Pub
Totalfun Pub
Pub

Especialista em segurança informática criou tradutor de ‘emojis’ usados por jovens

Tradutor foi criado por David Sopas, investigador em segurança informática residente na Figueira da Foz

Uma ferramenta gratuita que traduz os significados ocultos dos ‘emojis’ que os jovens trocam entre si, em mensagens nas redes sociais, foi desenvolvida por um especialista português em segurança informática e está a ser partilhada a nível global.

O tradutor, pensado para ser utilizado por pais de crianças e adolescentes, foi criado por David Sopas, investigador em segurança informática residente na Figueira da Foz, no Centro de Portugal, inspirado, em parte, para o tema, pela série “Adolescence”, êxito da plataforma de ‘streaming’ Netflix, mas também por conversas com amigos que têm filhos adolescentes.

“Foi, em parte, a série da Netflix, que achei fantástica e que deu uma nova visão da utilização dos ‘emojis’, que eu não fazia a mínima ideia”, disse hoje à agência Lusa David Sopas.

A preocupação com a sua própria filha, que “ainda não é adolescente, tem seis anos, mas para lá caminha”, e as conversas com amigos que têm filhos mais velhos, e que comentaram “alguns problemas que têm de ‘sexting’ [troca de mensagens eróticas via telemóvel ou em ‘chats’ nas redes sociais] ou de ‘cyberbullying’ [comportamentos agressivos via internet]”, levaram o especialista em segurança informática a agir.

A simples ferramenta, disponível gratuitamente em https://dsopas.github.io/emoji-translator/, foi elaborada depois de ter pesquisado os conteúdos em causa, nomeadamente os ‘emojis’ que os jovens costumam usar e que os adultos “não fazem a mínima ideia para que servem”.

“Uma maçã, para mim, é uma maçã”, notou David Sopas - mas pode ser uma forma de demonstrar afeto –, bem como o duplo significado de alguns termos e a combinação de vários ‘emojis’ para construir frases.

Esta utilização por parte dos mais jovens, serve, também, “para dar a volta a algumas situações, que eu presumo serem de ‘software’ de monitorização que barrava alguns temas de conversa” nas aplicações utilizadas e que foi aproveitado por alguém para criar uma linguagem baseada em símbolos de utilização geral na internet, observou.

Na quarta-feira, David Sopas começou a partilhar a ferramenta informática – disponível em inglês para ter uma maior abrangência e caráter global - e surpreendeu-se com o impacto que teve e a partilha massiva pelas suas redes, nomeadamente a nível internacional.

O especialista já teve alguns pedidos para traduzir a ferramenta para português, desde logo do projeto MiúdosSegurosNa.Net, de Tito de Morais, tendo, por falta de tempo, replicado que o tradutor é de código aberto (open source), está alojado no GitHub – plataforma colaborativa que reúne código-fonte utilizado na produção de ‘software’ – e possui uma licença que permite que qualquer pessoa o altere.

“A única coisa que peço é que me deem os créditos [da autoria]. Podem traduzi-lo, podem melhorar o formato da página que querem, podem replicá-lo nas suas aplicações e podem rentabilizar aquilo como quiserem. Está gratuito, quem quiser vai ao GitHub, está lá o código-fonte”, vincou David Sopas.

Devido à sua profissão de investigador de segurança informática, David Sopas tem, nas suas redes sociais, mais seguidores estrangeiros do que portugueses, uma constante, aliás, na Char49, a pequena empresa do setor “muito apontada para o mercado internacional”, que fundou, com dois sócios, na Figueira da Foz, e cujos clientes são, maioritariamente, de países como os EUA, Israel ou China.

“Fazemos testes de intrusão, testes de investigação de equipamentos com falhas de segurança, formação e toda a área relacionada com segurança em geral”, explicou David Sopas

A localização física da Char49 neste município litoral do distrito de Coimbra é, no entanto, desconhecida entre especialistas de segurança mundiais e candidatos a novos empregos, que não fazem ideia onde se localiza a Figueira da Foz, como os sócios da empresa descobriram, em 2024, em Las Vegas, nos EUA, durante a Def Con, o maior evento internacional do setor.

“Sabem onde fica Lisboa, conhecem mal o Porto, mas quando dizemos que é na Figueira da Foz ficam admirados, não sabem onde é”, revelou David Sopas.

Março 27, 2025 . 15:07

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right