
Luz Coimbra abre clínica dedicada à fisioterapia
Localizado no Centro Geriátrico Luís Viegas Nascimento, da Fundação Bissaya Barreto, na zona da Gala (Figueira da Foz), o Hospital da Luz Clínica da Gala dedica-se exclusivamente à Medicina Física e de Reabilitação e funciona em estreita ligação com a clínica que o Hospital da Luz já tem na Figueira da Foz (e que em breve terá novas instalações, na zona de Tavarede).
O ginásio dotado dos mais modernos equipamentos – incluindo, por exemplo, aparelhos de ondas de choque e marcha suspensa –, as salas de tratamentos e a equipa de profissionais clínicos especializados permitem a esta unidade hospitalar oferecer serviços de fisioterapia diferenciados. O espaço, com acesso independente pelo exterior, é amplo, muito confortável e acolhedor, com grande luminosidade, proporcionando condições de excelência aos clientes.
Através de um acordo com a Fundação Bissaya Barreto, presidida por Patrícia Viegas Nascimento, este espaço está agora acessível aos clientes, como salienta o administrador do Hospital da Luz na região Centro, Pedro Beja Afonso. «Este projeto resulta de uma parceria muito positiva com a Fundação, que vai proporcionar a clientes e profissionais de saúde ampliar a oferta de serviços e tratamentos existentes na nossa atual clínica da Figueira da Foz», refere.

«Este é um espaço diferenciador para a fisioterapia que vai estar articulado com a clínica da Figueira da Foz, uma unidade que será mais robusta nas instalações que abriremos brevemente. A mudança para a Clínica da Gala permite-nos dar um salto qualitativo e quantitativo em relação ao que existia», complementa o responsável.
A nova clínica do grupo Luz Saúde realiza tratamentos e programas específicos em diversas áreas da Medicina Física e de Reabilitação e da Medicina Desportiva (Reabilitação ortopédica, reabilitação neurológica (após Acidentes Vasculares Cerebrais - AVC), reabilitação respiratória e reabilitação após lesões desportivas; Cinesioterapia (ou ginástica) respiratória; Reeducação postural e classes de pilates clínico; Tratamentos de reabilitação em ambiente aquático – hidrocinesioterapia (tratamentos realizados na piscina do Ginásio Clube Figueirense)), bem como outras terapias, como punção seca, mesoterapia, infiltrações ecoguiadas, injeção de plasma rico em plaquetas e ondas de choque.
De referir ainda que a clínica vai desempenhar uma atividade importante na área da saúde da mulher, tendo em conta que estão cada vez mais sensibilizadas para a importância de um acompanhamento especializado e multidisciplinar – por exemplo, durante a gravidez e a fase pós-parto ou quando têm problemas ginecológicos e urológicos, refere o hospital em comunicado. Neste sentido, irá disponibilizar cuidados na gravidez, avaliação e tratamento de disfunções músculo-esqueléticas relacionadas com a gravidez e parto, e exercícios pré e pós-natal.