Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Bocelli Pub
Totalfun Pub
Pub

Simulacro na ULS Coimbra testa plano de emergência

Exercício pretende entender quais as fragilidades do sistema de coordenação e resposta em caso de emergência, neste caso, de um incêndio

Amanhã, pelas 14h30, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra vai realizar um simulacro de incêndio nas suas instalações, de modo a perceber as dificuldades de resposta no casa de uma ocorrência.

Este exercício será efetuado no Serviço de Patologia Clínica do Edifício S. Jerónimo, no Polo dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Um dos objetivos será incluir neste desafio funcionários e outras pessoas, num total de cerca de 50 envolvidos.

«[Vamos] testar o funcionamento e coordenação do Plano de Emergência Interno (PEI), bem como os tempos de resposta dos vários intervenientes, internos e externos», refere a ULS de Coimbra em nota de imprensa.

Nesta situação, está prevista a deflagração (simulada) de um incêndio no armazém do segundo piso, levando à evacuação de quatro funcionários (dois deles inconscientes) e à dispersão de fumos para o piso 4, existindo aí uma evacuação preventiva da área de espera (que será uma zona de refúgio). Está ainda prevista a participação de figurantes e utentes voluntários, aliados às entidades externas de segurança: Bombeiros Sapadores de Coimbra, Bombeiros Voluntários de Coimbra, Bombeiros Voluntários de Brasfemes, Proteção Civil, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa e Polícia de Segurança Pública (PSP).

«Avaliar a eficácia do PEI e dos tempos de resposta das equipas» é crucial

Este “teste” será dividido em cinco fases diferentes, começando com detenção e alerta do “incêndio”; de seguida uma primeira intervenção e comunicação com as forças de segurança externa; na terceira fase será efetuada uma evacuação, tanto interna como externa, para um local seguro, terminando assim a parte de “crise”; as últimas duas fases são compostas por uma reunião do Grupo de Gestão de Crise para analisar a qualidade da resposta, com uma consequente avaliação final para identificar melhorias e elaborar novos relatórios.

O presidente do conselho de Administração da ULS de Coimbra, Alexandre Coelho, relembra a importância deste tipo de atividades para «avaliar a eficácia do PEI e dos tempos de resposta das equipas» de forma a testar a «formação dos trabalhadores» e a «capacidade de coordenação perante emergências». Para Alexandre Coelho esta é também uma ferramenta fundamental para «identificar e corrigir» falhas que possam existir neste processo, para salvaguardar a segurança de todos numa situação real.

A ULS de Coimbra tem sido uma das unidades de saúde mais elogiadas a nível nacional, devido aos seus processos e qualidade de serviços prestados. O continuo desenvolvimento numa grande panóplia de serviços e a sua preparação para situações de emergência fazem com que se venha a destacar desde dezembro.

Março 27, 2025 . 20:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right