
Comboio turístico chegará até ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova
«Temos de trazer mais pessoas até ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova». O apelo é de Joaquim Costa e Nora, presidente da Confraria Rainha Santa Isabel que faz a gestão do espaço histórico da cidade. Localizada no “monte da esperança”, o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova é um marco da cidade e pretende ser um ponto de paragem nos roteiros de quem visita Coimbra. Daí, surgiu a parceria com o Grupo Gala que vem apoiar a dinamizar o turismo nesta zona da cidade com o aumento de visitantes e turistas.
Como gestores do património do Mosteiro, a Confraria tem a «responsabilidade de conseguir ter mais visitas no Mosteiro» e, para isso, contaram com o «apoio de quem está dentro do setor do turismo», explicou Joaquim Costa e Nora, na sessão que marcou a assinatura do protocolo entre o Grupo Gala e a Confraria Rainha Santa Isabel.
«Desde que começamos a trabalhar com operadores na cidade de Coimbra percebemos que a deslocação até ao Mosteiro não é fácil devido aos acessos e a uma subida íngreme», disse José Galego, do Grupo Gala, em conversa com o Diário de Coimbra. «Com o comboio turístico é possível ligar a zona da Alta da Universidade à zona de Santa Clara, passando pela Baixa da cidade», salientou.
De facto, o comboio turístico - a operar há três anos na cidade - tem contribuído para o fluxo turístico dentro da cidade, entre a Universidade de Coimbra e o Portugal dos Pequenitos e, muito em breve, as carruagens azuis ou vermelhas chegarão até ao alto do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.
"Desde que começamos a trabalhar com operadores na cidade de Coimbra percebemos que a deslocação até ao Mosteiro não é fácil"
Este monumento, construído no século XVII, foi erguido no “monte da esperança” em substituição do Mosteiro Santa Clara-a-Velha que estava constantemente a ser fustigado pelas cheias do rio Mondego, tornando-se um local de devoção à Rainha Santa Isabel. A Igreja em nome da padroeira da cidade, os claustros, a história deste mosteiro e, claro, as vistas desafogadas para toda a cidade são motivos suficientes para que os turistas possam visitar este monumento emblemático da cidade.
Com o comboio turístico a funcionar será possível levar os turistas até ao Mosteiro e através de audioguias dar a conhecer a história da Rainha Santa, do património material e religioso.
«Há pessoas de Coimbra que nunca visitaram o nosso Mosteiro, por isso, esperemos que agora seja uma oportunidade de virem descobrir», convidou Joaquim Costa e Nora.