
Filme "Vale Abraão" regressa aos cinemas nos dez anos da morte de Manoel de Oliveira
O filme “Vale Abraão” (1993), de Manoel de Oliveira, baseado num romance de Agustina Bessa-Luís e inspirado em “Madame Bovary”, de Flaubert, volta aos cinemas portugueses a 02 de abril, quando passam dez anos da morte do cineasta.
De acordo com a Nitrato Filmes, “Vale Abraão” regressa às salas de cinema na versão integral e restaurada pela Cinemateca Portuguesa, com sessões no Porto, Coimbra e em Lisboa.
“Vale Abraão” é “um filme ‘sensualista’, dominado pelas cores, os perfumes, as atmosferas, e pela presença majestosa do rio Douro. Um filme central na obra de Oliveira, com uma ‘mise en scène’ majestosa e magistral”, refere a Cinemateca Portuguesa na página oficial.
O filme, baseado em “Vale Abraão”, de Agustina Bessa-Luís, produzido por Paulo Branco, passa-se no vale do Douro, onde Ema (a atriz Leonor Silveira) “é educada numa atmosfera de grande sensibilidade poética”.
“Torna-se numa mulher bela e sensual com um irresistível gosto pelas ficções românticas, que acaba por nunca conseguir encontrar plena satisfação junto dos homens, desde logo casando com um médico que nunca amou. Na sequência de uma intensa vida social, Ema vai envolver-se com três homens sempre numa constante busca de paixões, luxo e desafios”, refere a sinopse partilhada pela Nitrato Filmes.
Além de Leonor Silveira, o filme conta com interpretações de Diogo Dória, Luís Miguel Cintra, Isabel Ruth, António Reis, João Perry, Glória de Matos, entre outros.