Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Bocelli Pub
Totalfun Pub
Pub

OMS e MSF disponíveis e prontas para ajudar Myanmar

Duas organizações internacionais de saúde anunciaram estarem prontas para seguir para Myanmar para apoiar os esforços de assistência aos feridos na sequência do forte terramoto que abalou hoje o país, bem como a Tailândia.

Em Genebra, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou ter ativado o sistema de gestão de emergências e o centro logístico no Dubai foi mobilizado para apoiar os feridos.

“A OMS está a coordenar as operações de resposta ao terramoto a partir da sede em Genebra, porque consideramos que se trata de um acontecimento enorme, que representa uma ameaça muito, muito grande para as vidas e para a saúde”, declarou à imprensa a porta-voz da agência, Margaret Harris.

A organização ativou o centro logístico no Dubai, nomeadamente para reunir material para os feridos e artigos médicos, como fixadores externos utilizados em traumatologia, porque espera um número de feridos elevado, acrescentou.

A OMS também se vai concentrar no fornecimento de medicamentos essenciais, uma vez que as infraestruturas de saúde de Myanmar (antiga Birmânia) podem ter sido danificadas.

Sismo representa uma "ameaça enorme" para a vida e para a saúde dos habitantes

Harris sublinhou que, devido à experiência recente da OMS com os terramotos na Turquia e na Síria, a organização “sabe muito bem o que enviar primeiro”.

A organização já tem uma unidade especial a trabalhar em Myanmar, que tem sido devastada por uma guerra, com combates entre as forças rebeldes e o exército.

Nas últimas semanas, a OMS tem estado a avaliar as melhores formas de prestar ajuda ao país,

“Estamos prontos para partir, mas agora precisamos de saber exatamente onde, o quê e porquê. Neste momento, as informações provenientes do terreno são verdadeiramente essenciais”, sublinhou Harris.

Também a partir da sede, em Genebra, a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pediu um acesso rápido e sem entraves às zonas afetadas.

Médicos sem Fronteiras também se preparam para ajudar, em conjunto com a OMS

“O pessoal médico e humanitário dos MSF em Myanmar e nos países vizinhos está pronto para responder em grande escala às necessidades das comunidades afetadas, logo que as autoridades facilitem o acesso rápido e sem entraves das equipas para efetuar avaliações e prestar cuidados médicos”, declarou a organização.

“A capacidade de enviar equipas de avaliação e, idealmente, equipas cirúrgicas, é crucial nas primeiras horas e dias após um terramoto para prestar cuidados cirúrgicos vitais aos feridos”, salientou.

Os MSF, organização com sede em Genebra, sublinharam que, dada a magnitude de 7,7 do terramoto, o impacto humano poderá “ser devastador”, particularmente para quem necessitar de cuidados imediatos.

As informações do terreno continuam a ser atualizadas com regularidade, não se sabendo ainda o que esperar do 2rescaldo final"

Março 28, 2025 . 18:39

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right