
Duarte Nuno Vieira distinguido com título Doutor Honoris Causa
Duarte Nuno Vieira, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi distinguido com o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Na mesma cerimónia foi também distinguida Maria Teresa Soler Roch, catedrática de Direito Financeiro e Tributário da Universidade de Alicante, uma das mais destacadas figuras do direito espanhol.
O ato foi particularmente concorrido, tendo esgotado a capacidade da sala de Actos do Palácio de Fonseca, onde se situa a Reitoria da USC. Na cerimónia participaram igualmente muitos professores das Faculdades de Medicina, Direito, Letras e Ciências da Universidade de Coimbra, assim como professores das Faculdades de Medicina de Lisboa e do Porto.
O professor Duarte Nuno Vieira, foi apadrinhado por Angel Carracedo, a mais destacada personalidade internacional no âmbito das ciências forenses, que no seu discurso de elogio assinalou ter sido Duarte Nuno Vieira «quem mais contribuiu para o progresso da humanidade dentro da especialidade de Medicina Legal».
Duarte Nuno Vieira é, atualmente, presidente do Conselho Científico Consultivo do Procurador do Tribunal Penal Internacional, presidente da Academia Nacional de Medicina de Portugal, entre muitos outros cargos e terminou o seu discurso de agradecimento com palavras da poetisa galega Rosalía de Castro: «Vejo o meu caminho, mas não sei para onde vai. Não saber para onde vou, é o que me inspira a segui-lo».