
Levantado alerta de tsunami após sismo de 7,1 ao largo de Tonga
O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico levantou hoje o alerta de tsunami que tinha emitido após um terramoto de magnitude 7,1 registado ao largo de Tonga, um país insular do Pacífico.
“Segundo os dados disponíveis, a ameaça de tsunami causada por este terramoto está concluída”, indica o portal de alertas do organismo.
O centro de alertas tomou a decisão após se registarem ondas entre 0,01 e 0,05 metros acima do nível do mar, enquanto antes tinha advertido para a chegada de ondas de até um metro.
“Poderão ocorrer flutuações menores no nível do mar em algumas zonas costeiras próximas do terramoto durante as próximas horas”, sublinha na sua mensagem.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que regista a atividade sísmica em todo o mundo, indicou que o abalo ocorreu às 01:18 da madrugada de segunda-feira, hora local (12:18 em Lisboa), a uma profundidade de 10 quilómetros abaixo do fundo do mar.
O sismo registou-se a cerca de 90 quilómetros a sul da cidade de Pangai, com perto de 2.000 habitantes, e a noroeste de Nucualofa, a capital, com perto de 27.600 habitantes, a cidade mais populosa do país.
O organismo de alerta de tsunamis apontou que em Nucualofa a subida do mar registada foi de 0,01 metros, enquanto em Alofi, a capital da ilha de Niue – um estado livre associado com a Nova Zelândia - chegou a 0,05 metros.
Tonga é um país da Polinésia formado por 171 ilhas com uma população de cerca de 106.000 pessoas, a maioria das quais vive na ilha principal de Tongatapu.
O arquipélago localiza-se a mais de 3.500 quilómetros da costa leste da Austrália.
Tonga está localizada no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma das áreas sismicamente mais ativas do planeta, onde tremores de intensidade variável ocorrem diariamente.
A chamada Bacia de North Lau, localizada entre Fiji, Samoa e Tonga, contém dezenas de crateras ativas localizadas entre 1.000 e 1.500 metros de profundidade.
Pelo menos 189 pessoas morreram em Tonga e Samoa no tsunami causado por dois terramotos simultâneos de magnitude 8 e 8,1 em setembro de 2009.
Em janeiro de 2022, Tonga foi devastada por um tsunami desencadeado por uma violenta erupção de um vulcão submarino, com pelo menos três mortos. O país ficou sem comunicações por vários dias e mais de 80% da sua população foi afetada.