
CASA realizou rastreio de saúde oral junto dos sem-abrigo
Cerca de três dezenas de pessoas responderam ao apelo do CASA - Centro de Apoio aos Sem Abrigo para participar num rastreio de Saúde Oral que decorreu na manhã de sábado, na sede do CASA, na Rua Figueira da Foz, Coimbra.
Em parceria com os alunos do último ano da licenciatura em Medicina Dentária, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a sede do CASA abriu as suas portas e, depois de sessões de sensibilização sobre a importância da saúde oral, os alunos voluntários tiveram oportunidade de realizar um rastreio de saúde oral, para que depois «se possa fazer o encaminhamento, em caso de necessidade de tratamento», tal como explicou Helena Igreja, coordenadora da delegação de Coimbra do CASA.
Helena Igreja referiu ainda que os alunos de Medicina Dentária vão acompanhar o processo das pessoas agora identificadas com necessidade de tratamentos dentários. Entretanto, cada pessoa que participou no rastreio recebeu um kit completo de saúde oral.
Refira-se que esta parceria com os alunos da Faculdade de Medicina surge na sequência das atividades da Associação Europeia de Estudantes de Medicina Dentária (EDSA), que realiza.
Durante esta semana, o 75.º Encontro EDSA, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Nesse sentido, o CASA vai estar presente nesse Encontro, com material informativo, mas também com os seus sacos reutilizáveis, feitos com materiais reciclados, e que, além do logótipo do Centro de Apoio aos Sem Abrigo, terá frases de sensibilização, como forma de ajudar a passar a mensagem da importância de uma boa saúde oral.
A presença do Centro tem ainda um objetivo solidário, pelo que os participantes no encontro podem deixar um bem alimentar.
Helena Igreja explica que esses bens, juntamente com os que estão a ser recolhidos na campanha solidária que decorreu este fim-de-semana, nas lojas Pingo Doce de Eiras, Celas e Portela, destinam-se à preparação de cabazes.
Cabazes de emergência para situações inesperadas e cabazes mensais que são entregues às famílias sinalizadas. De resto, esses bens destinam-se também à confeção de refeições quentes que, todos os dias, são distribuídas pelos sem abrigo e pessoas que estão em situação precária.
Helena Igreja refere que são cerca de 90 pessoas ajudadas diariamente.
Com sede no rés-do-chão do número 31 da rua Figueira da Foz em Coimbra, o CASA Coimbra foi criado em 2008 e promove várias atividades, desde a recolha de alimentos, realização de jantares solidários, garantir o reforço alimentar, além de promover os projetos CASA-Boutique e CASA-Amiga bem como a Bolsa de Amigos/as.
Com este último projeto, o CASA Coimbra ajuda à integração de pessoas em situação de requerentes de asilo humanitário e político, bem como vítimas de perseguição étnica nos seus países de origem e refugiados de guerra.