
Coimbra reforça diálogo com setor da hotelaria
“Bom dia, negócios” é o título da iniciativa que a Câmara Municipal de Coimbra promoveu, desta vez dedicada à hotelaria. Depois de uma sessão dedicada ao setor alimentar e de bebidas, em setembro de 2024, e de outra com empresários das indústrias culturais e criativas, em novembro, o “Bom dia, negócios” regressou com o objetivo de promover um diálogo aberto entre a autarquia e os agentes económicos da hotelaria, abordando desafios, oportunidades de investimento e estratégias para fortalecer o setor.
José Manuel Silva destacou a criação da Divisão de Turismo da autarquia, responsável por iniciativas como o portal “Visite Coimbra”, a disponibilização de um “toolkit” promocional e a presença da cidade na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). «Estamos a consolidar uma estratégia que fortalece Coimbra como destino turístico de referência, criando ferramentas que potenciam a promoção da cidade e a captação de visitantes», afirmou o presidente da Câmara Municipal.
O vereador com o pelouro do Empreendedorismo, Investimento e Emprego sublinhou que «a taxa turística deve ser uma ferramenta para investir na melhoria do espaço público, garantindo que Coimbra se torna um destino cada vez mais atrativo para visitantes e investidores». Miguel Fonseca acrescentou, ainda, que «iniciativas como o “Bom Dia, Negócios” são essenciais para estreitar laços entre a autarquia e os empresários dos vários setores de atividade, permitindo uma cooperação mais eficaz no desenvolvimento económico e na captação de novas oportunidades de negócio».
Durante o encontro, José Madeira, em representação do Hotel Oslo e da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, anunciou a abertura do Hotel Bragança dentro de um ano, um projeto diferenciador na zona da beira rio. O responsável destacou igualmente o «aumento do número de congressos na cidade e o crescimento da procura por parte de turistas americanos».
José Madeira alertou, contudo, para a necessidade de aumentar a oferta de alojamento e sugeriu a implementação de uma taxa turística para autocarros de turismo que entrem no espaço da Universidade de Coimbra.
Já Albano Dias Ferreira, da Casa de São Bento, propôs medidas para a requalificação das zonas históricas, incluindo a eliminação de cabos elétricos e de telecomunicações das fachadas e a articulação com empresas digitais para promover Coimbra e o seu património.
Numa perspetiva de colaboração e de reforço do papel do setor privado na valorização do espaço público, Liliana Paiva, administradora do Hotel Coimbra Aeminium by Meliá, disponibilizou uma equipa da sua unidade hoteleira para colaborar em ações comunitárias que beneficiem a cidade, enquanto Fernando Santos, do Riversuites, defendeu a necessidade de Coimbra diversificar as suas atrações turísticas.|