
De Coimbra a Turim de bicicleta com a UC Sports Week e os “3Cs”
Este é o “final” de um trabalho que dura há já três anos. Numa união entre entidades europeias que visou diminuir emissões de carbono e desenvolver estratégias de sustentabilidades pelos polos universitários europeus, chega agora o fim desta “aventura” que leva informação à comunidade, ao mesmo tempo que nove “emissários” viajam de Coimbra até Turim,com paragens em Madrid e Montpellier.
Durante o decorrer da semana, um dos temas principais será a nutrição e o acompanhamento de atletas de alta performance da Universidade de Coimbra (UC). A importância deste tema não pode ser subvalorizada, principalmente no ano em que a FADU - Federação Académica do Desporto Universitário - traz as suas fases finais a Coimbra. «Vamos focar-nos na necessidade de ter uma equipa multidisciplinar a acompanhar os nossos atletas, tendo em consideração um vasto leque de indicações», sublinha Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra.
O objetivo, porém, não é “fechar” as atividades aos alunos, mas sim abrir as portas a toda a comunidade, começando pelos estudantes, mas abrindo caminho para que toda a cidade possa compartilhar deste «saber» e «valores». «Queremos mostrar os valores do desporto, os valores humanos de saúde, de saúde mental e de qualidade de vida», enaltece o reitor, que deixou ainda um convite para que todos se juntem nas «aulas ativas», que vão decorrer ao ar livre, em todos os dias da UC Sports Week.
Para além desta semana do desporto, é também possível ver o “culminar” das preparações do “Cycling Campus & City - 3Cs” que promove um estilo de vida saudável e uma mobilidade sustentável e sem emissões de carbono, através da deslocação por meio de bicicleta. Com a obtenção e posterior empréstimo de bicicletas - clássicas e elétricas - o desejo é de motivar uma mudança nos estudantes para que passem a deslocar-se exclusivamente por meios de transporte sustentáveis. O “desafio” atual leva nove ciclistas da Porta Férrea da Universidade de Coimbra até à Universidade de Turim, em Itália, passando por Madrid, Espanha. (Universidade Camilo Jose Cela) e por Montpellier, França, (Universidade de Montpellier-Paul-Valéry). Os ciclistas portugueses, porém, apenas realizam o percurso até Madrid.
“Queremos mostrar os valores do desporto, os valores humanos de saúde, de saúde mental”
O projeto envolve cerca de 400 mil euros, dos quais cerca de 100 mil foram entregues à UC, coordenadora da iniciativa.
Nesta primeira sessão esteve, ainda, presente o secretário de Estado do desporto, Pedro Dias, que destacou o bom trabalho da universidade coimbrã nas “lutas” pela sustentabilidade e, ainda, a importância da iniciativa “3Cs” para a promoção de «hábitos saudáveis» e de «vida saudável».