Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Bocelli Pub
Pub

Empreiteiro de obra vizinha assumiu responsabilidade de derrocada de prédio em Lisboa

O empreiteiro de um condomínio em construção junto a um prédio cuja fachada lateral ruiu no sábado em Campo de Ourique, Lisboa, assumiu a responsabilidade e vai reparar a estrutura,

Segundo a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil, Margarida Castro Martins, esta conclusão saiu de uma reunião entre o empreiteiro da obra em curso, o proprietário do edifício danificado e os serviços municipais competentes pela fiscalização de obras licenciadas e de edifícios privados, além da Proteção Civil municipal e do Regimento Sapadores Bombeiros, que hoje realizaram uma vistoria ao local.

“O empreiteiro vai assumir os custos e responsabilidade na contenção e reconstrução da empena lateral e garantir assim a segurança dos residentes e do seu túnel de acesso original”, afirmou a responsável.

Segundo a Proteção Civil municipal, para garantir a segurança e espaço para os trabalhos que serão realizados “foi alargado o perímetro de segurança, suprimindo o estacionamento e condicionando o arruamento à passagem de viaturas ligeiras na atual zona de estacionamento oposta aos edifícios”, entre os números 81 a 91 da Rua de Campo de Ourique.

Outra questão é a das 15 frações onde vivem 35 pessoas e que se localizam numa vila nas traseiras do prédio cuja fachada lateral ruiu, o número 85, através do qual é feito o acesso à via pública.

Após a queda da estrutura, estes moradores estão a aceder às suas frações através da casa de uma vizinha do primeiro andar do prédio, que tem uma saída para o pátio da vila, o que “apesar da simpatia e solidariedade da vizinha, não poderá manter-se por muito tempo”, disse o presidente da junta de Campo de Ourique, Hugo Vieira da Silva.

Enquanto os trabalhos decorrerem, e como solução provisória, o acesso destes moradores passa a ser feito através de uma loja no rés-do-chão, onde “uma janela para a traseira, que já existe, vai ser transformada em porta para permitir a passagem”, explicou o autarca.

“Espero também que estejam a ser acautelados os impactos no pátio atrás, em que vários moradores já se queixavam, inclusive, que já tinha havido impactos anteriores associados à obra”, sublinhou.

A proteção civil considerou que a criação deste acesso deverá demorar dois dias, pelo que, até lá, o acesso continuará a ser feito pela casa da vizinha.

A parede lateral de um prédio de dois andares na Rua de Campo de Ourique, em Lisboa, caiu ao início da tarde de sábado, deixando os únicos dois moradores desalojados.

Março 31, 2025 . 21:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right