Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Bocelli Pub
Pub

Guia para renovação energética mais acessível na Europa rural lançado pela UC

Investigadores desejam reduzir as emissões de carbono e tornar a Europa rural mais eficiente em termos energéticos

Uma equipa de investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um guia prático para facilitar o acesso à renovação energética a comunidades rurais da União Europeia (UE). A iniciativa foi realizada no âmbito do projeto RENOVERTY – Roteiros de Renovação Rural – onde o grupo participou.

Com o escalar da importância da eficiência de energia, principalmente para combater a pobreza energética, os roteiros apresentados pretendem ajudar os proprietários rurais a melhorar as suas habitações para que, em simultâneo, se melhore a qualidade de vida enquanto se caminha no sentido da descarbonização do parque edificado.

Estes roteiros foram desenvolvidos em conjunto com a Croácia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Hungria, Itália, Osona e Portugal e possui orientações «claras e práticas» sobre «opções técnicas, legislativas e financeiras» que se encontram disponíveis em cada região abrangida. «[Existe] uma tentativa de simplificar o processo de renovação das habitações das famílias que enfrentam uma situação de pobreza energética», refere a FCTUC em nota de imprensa.

Eficiência energética na Europa rural é um grave problema que contribui negativamente para as emissões de carbono

Uma das investigadoras, Paula Fonseca, menciona que os instrumentos fornecidos foram pensados de forma a «adaptar cada intervenção às necessidades específicas de cada caso, ao orçamento disponível e aos incentivos aplicáveis. Além disso, pretendem ajudar a superar desafios comuns, como a complexidade dos requisitos administrativos, a iliteracia energética, a escassez de informação, as limitações no acesso a financiamento e a falta de profissionais qualificados».

A análise dos especialistas mostra que o envelhecimento do parque imobiliário representa um «desafio urgente», tendo em consideração que 35% dos edifícios têm mais de 50 anos e 75% continuam a ser ineficientes do ponto de vista energético. Esta deficiência mostra uma contribuição de 40% do consumo de energia da UE e 36% das emissões de CO2.

Até dia 7 de abril, os especialistas estão a promover um concurso que convida os municípios, as agências de energia, peritos deste setor e outros interessados a unir esforços para combater a pobreza energética rural, através do debate e aplicação de conhecimentos. O concurso está disponível através da seguinte hiperligação: www.isr.uc.pt .

Março 31, 2025 . 10:42

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right