Areaclientedc
Última Hora

Por favor, não mintam aos portugueses

Março 31, 2025 . 13:45
"Todos os países europeus com fronteira com a Federação Russa sentem que estão em perigo e que o resultado da guerra da Ucrânia poderá colocar a sua soberania em risco." | Texto de Opinião de João Paulo Craveiro

A guerra de invasão da Rússia à Ucrânia, associada à nova política norte-americana decorrente da eleição de Donald Trump para presidente veio alterar profundamente as relações entre os diversos blocos políticos, económicos e militares.

Recordando a História, a Rússia começou a sua invasão da Ucrânia em 2014, através da ocupação de territórios de forma encapotada, incluindo a Crimeia, todos nos lembramos dos “homenzinhos verdes”.

Desta forma Putin começou por atirar para o caixote do lixo todos os acordos internacionais estabelecidos após o fim da URSS, que aliás o presidente russo classifica como a pior catástrofe do sec. XX.

Dado que a comunidade internacional só reagiu com palavras, em Fevereiro de 2022 Putin iniciou a guerra na Ucrânia que prossegue até hoje.

De assinalar ainda que Putin exerce a presidência russa desde 2000 (com uma intermitência fingida entre 2008 e 2012), podendo ocupar o lugar até 2036 por ter alterado a Constituição por referendo, algo que é característico dos ditadores.

Desde o início da presente invasão que a Ucrânia tem sido ajudada militarmente pelo Ocidente, incluindo os EUA.

Não se conhecendo exactamente o número de vítimas desta guerra, entre militares e civis, é certamente de largas centenas de milhares de pessoas.

Com a eleição de Donald Trump tornou-se evidente que os EUA se aproximaram das posições russas, chamando Zelensky de ditador, acusando a Ucrânia de ter iniciado a guerra, etc.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Março 31, 2025 . 13:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right