
“Alma” da ESTeSC vai ao encontro da comunidade no Alma Shopping
A 18.ª edição da Semana das Ciências Aplicadas à Saúde (SCAS) está de regresso ao Alma Shopping. Será a partir do piso 0 que os estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC) vão ter a oportunidade de colocar o conhecimento teórico à prova, contactar com a população e consciencializar as pessoas para a importância da saúde.
Até domingo, a organização a cargo da Associação de Estudantes da ESTeSC espera “atender” mais de «8 mil participantes», à semelhança dos anos anteriores, afirmou Mariana Rebelo, presidente da AE ESTeSC, durante a sessão de abertura.
Com rastreios gratuitos nas diversas áreas da saúde, aconselhamento e demonstrações, a semana dedicada às ciências aplicadas à saúde é uma oportunidade da população que, habitualmente, frequenta o espaço comercial de fazer um “check-up” à sua saúde e, simultaneamente, os futuros profissionais podem testar o seu conhecimento.
Como fez questão de frisar Graciano Paulo, presidente da ESTeSC, «este evento tem uma importância extrema para a escola», na medida em que se apresenta como uma «montra daquilo que a escola é», ao mesmo tempo, acrescenta, que se «aproxima a escola da comunidade».

«A saúde não é apenas feita de médicos e enfermeiros como habitualmente temos tendência em pensar, a saúde é feita destes profissionais todos essenciais para o exercício da saúde moderna», referiu o presidente da instituição de ensino.
«Este é um momento para aumentar a literacia em saúde na comunidade», acrescentou.
Para Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), este momento é um «orgulho», porque demonstra a realização de uma «missão definida para o IPC».
«Esta missão de fazer território, o Politécnico tem estado mais próximo das comunidades, das empresas, das entidades e das pessoas. É uma marca que temos reforçado nos últimos anos», assumiu.
Desde 2014 que o Alma Shopping tem recebido a iniciativa e tem sido palco para que os estudantes possam mostrar aquilo que fazem. «É fundamental que as escolas se mostrem, porque vivemos num mundo cada vez mais competitivo e esta ação da ESTeSC, de ir ao encontro das pessoas, é muito relevante», defendeu José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra.
O município apoiou a iniciativa com um apoio monetário de mil euros, na sequência de uma candidatura da AE ESTeSC aos apoios ao Associativismo Juvenil para a Atividade Pontual.
Até domingo pode fazer um "check-up" à sua saúde
Até domingo, vão decorrer rastreios à tensão arterial, exames à tiróide, ecografias aos tecidos moles, demonstrações de exercícios posturais e muito mais.
As diversas áreas da saúde lecionadas na Escola de Tecnologia da Saúde vão estar presentes para se darem a conhecer, assim como o seu trabalho .