
Arquiteto José Pedro Lima ganha prémio Manuel Graça Dias dst
O arquiteto José Pedro Lima é atualmente professor convidado no Departamento de Arquitetura b(DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e é o vencedor do Prémio Manuel Graças Dias - Primeira Obra Jovem Arquiteto 24/25.
A cerimónia de entrega terá lugar no dia 29 de abril, às 17h, no Auditório Domingos da Silva Teixeira, em Braga.
O júri atribuiu, «por unanimidade» o prémio de arquitetura pelo trabalho denominado "Pavilhão de Jardim", uma obra realizada no Porto, pode ler-se no comunicado.
Tendo em conta a obra, o júri destacou a «atitude do autor, com consistência, equilíbrio e maturidade, demonstrada numa primeira obra de arquitetura».
«Trata-se de uma obra menos convencional e que revela algum despojamento, não obstante a definição clara de uma ideia de arquitetura enquanto forma de organizar, apropriar e habitar o espaço», lê-se no comunicado.
Num lote típico do Porto, o autor implantou um «novo corpo que proporciona uma nova relação da habitação principal e dos seus habitantes com o jardim, entre duas cotas, e funciona como foyer que oferece vivências complementares, como uma extensão da sala pelo jardim».
O Júri do Prémio Manuel Graça Dias, dst – Ordem dos Arquitectos, Primeira Obra, 2.ª edição 2024-2025, constituído pelos arquitetos Egas José Vieira, Presidente, José Manuel Carvalho Araújo e Patrícia Rocha Leite deliberou destacar as obras «Casa Aurora» de André Azevedo, «Casa Luzim» de Juliano Ribas e Cíntia Guerreiro, e «Ladeirinha» de Elói Gonçalves, de entre as restantes candidaturas, num total de 32.