
Estudantes em contacto com mundo empresarial
«Vem conversar com empresas que têm interesse em conhecer-te. Vem conhecer profissionais inspiradores. Vem descobrir projetos inovadores e com impacto». O desafio é do Politécnico de Coimbra e é, sobretudo, dirigido aos estudantes e diplomados das diferentes unidades orgânicas do IPC, para participar na 3.ª edição do Job Summit IPC & Science2Business, que decorre hoje no Convento São Francisco.
Com organização do Inopol – Academia de Empreendedorismo, a iniciativa pretende proporcionar aos estudantes e recém-diplomados «uma aproximação ao mercado de trabalho e seus potenciais empregadores», salienta Sara Proença, ao dar conta da presença de mais de 60 empresas no espaço Job Meet de diferentes setores, onde os participantes «poderão interagir, identificar oportunidades de estágio, oportunidades de emprego».
«Pretendemos também, nesta dimensão do evento e através do nosso Summit Stage, promover um conjunto de painéis de discussão com especialistas inspiradores e um conjunto de workshops que visam desenvolver competências para a empregabilidade e capacitar os nossos estudantes para serem profissionais melhor sucedidos», acrescenta a diretora do Inopol.
Paineis de conversa e debate sobre a inclusão no mercado de trabalho
«Vamos ter aqui um conjunto de painéis que nos permite explorar temas, como promover carreiras sustentáveis, estas interações entre pessoas, produtividade e competitividade, mas também um tema que é muito atual, que tem a ver com a diversidade, a equidade, a inclusão no mercado de trabalho», explica.
Por outro lado, salienta Sara Proença, do programa constam ainda worshops que pretendem capacitar os jovens «para uma abordagem ao mercado de trabalho mais eficaz».
Paralelamente, haverá o Science2Business, um «palco privilegiado» para divulgar os processos de inovação, transferência de conhecimento, outputs de resultados de IDI [Investigação, Desenvolvimento e Inovação], «que todos os dias são produzidos no universo do Politécnico de Coimbra».
Nesta edição, haverá também o espaço +Politécnico de Coimbra, onde será divulgado «o universo IPC em sentido lato».

Taxa de empregabilidade a aumentar
O IPC é uma estrutura «que se pretende afirmar como politécnico de toda a região» e, como tal, muitas das empresas presentes no Job Summit IPC & Science2Business são da zona Centro, no entanto, refere Sara Proença, há também empresas de âmbito nacional, que são «recrutadoras em grande escala».
A responsável do Inopol - Academia de Empreendedorismo não deixa de referir também que a taxa de empregabilidade tem vindo a aumentar, sublinha a responsável do Inopol, ao destacar o facto de as empresas darem um feedback positivo dos diplomados do IPC.
«Todos nos dizem que estão muito satisfeitos com o nosso talento, com as competências que eles demonstram» e isso «é positivo», conclui.