
Quatro dias dedicados à vida e história dos moinhos
Para a edição de 2025 do Dia Nacional dos Moinhos e do Dia dos Moinhos Abertos, a Câmara da Figueira da Foz preparou, em parceria com a associação Mó Gândara, um conjunto diversificado de iniciativas lúdicas e pedagógicas, direcionadas ao público em geral e à comunidade escolar, a realizar nos dias 5, 6, 7 e 9 de abril.
O programa, que decorrerá no Centro Interpretativo – Complexo Molinológico, na freguesia de Moinhos da Gândara, inclui oficinas, visitas orientadas ou momentos musicais (Grupo EmCantos, da Associação Inovação e Tradições, e grupo Amigos do Folk), entre outras iniciativas.
Em nota de imprensa, o Município da Figueira da Foz destaca as oficinas de cerâmica “Um Moinho dos Diabos”, dinamizada por José Santos Silva (Museu Municipal Santos Rocha), “Saber Fazer Massa de Sal” (Odete Sousa, ceramista), “Saber Fazer Pão de Massa Mãe” (chef Mónica Gomes, do restaurante Olaias), “Saber Fazer Pão de Cornos” e “Recriação e Confeção do Ciclo da Broa” (ambas pela Mó Gândara - Associação Cívica de Defesa dos Moinhos e do Ambiente). A Junta de Freguesia de Moinhos da Gândara irá promover uma degustação de arroz-doce (iguaria que tem sido distinguida em concursos gastronómicos).
Inscrição obrigatória
Todas as iniciativas serão gratuitas, à exceção do almoço tradicional (broa e sardinha assada na telha) promovido a 6 de abril pela Mó Gândara, que terá um preço simbólico, mas carece de inscrição (tel. 966 161 677 ou 933 267 893).
As restantes atividades, bem como o agendamento de transporte assegurado pelo Município da Figueira da Foz, estão sujeitas a inscrição obrigatória, até 3 de abril, o que pode ser efetuado pelo endereço eletrónico [[email protected]]. O programa completo pode ser consultado em www.cm-figfoz e nas redes sociais do município.
Moinhos foram requalificados em 2024
Alvo de requalificação em 2024, o Centro Interpretativo, classificado como imóvel de interesse municipal, integra um moinho de água com dois sistemas de moagem (um rodízio e uma azenha), um moinho de vento, uma eira e um forno tradicional. Ali, o público fica a conhecer a história dos moinhos de água e vento, bem como a evolução dos processos de moagem.
O Dia Nacional dos Moinhos (7 de abril) e o Dia dos Moinhos Abertos (5 e 6) promovidos pela Etnoideia, com apoio da TIMS (The International Molinological Society), procuram envolver a comunidade na preservação dos moinhos.