Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Bocelli Pub
Pub

Alunos de mérito incentivados a “dar o braço” aos restantes

Cerimónia premiou os melhores alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário e profissional do concelho. Foram entregues perto de 100 prémios, o maior número de sempre

Nunca antes tantos prémios de mérito tinham sido entregues aos melhores alunos de Penacova. Foram quase cem os homenageados, na cerimónia de reconhecimento referente ao ano letivo 2023-2014, promovida pelo Município de Penacova e que simbolizou não apenas o esforço, o mérito e a dedicação destes alunos (do primeiro ciclo ao ensino secundário de profissional), mas também o compromisso que estes deverão assumir no apoio aos que também se esforçam mas ainda não atingiram os níveis de excelência. E isso mesmo vincaram o vereador da Educação e o presidente da Câmara de Penacova, na cerimónia que decorreu este domingo no Pavilhão Gimnodesportivo Aniceto Simões.

«Levam daqui hoje a missão, que seguramente já vivem todos os dias, de olhar pelos que estão ao vosso lado, que tem mais dificuldades mas também trabalham muito todos os dias», afirmou, no início da cerimónia, o vereador Carlos Sousa, pedindo, declaradamente, «este empenho, este cuidado» e frisando igualmente que «entregar prémios de mérito não é colocar num patamar de superioridade estes alunos».

«Deem o braço, ajudem o jovem do lado, temos de nos ajudar uns aos outros, numa altura em que nos fechamos muito nos nossos casulos, na redes sociais», apelou, por seu lado, o presidente da Câmara, Álvaro Coimbra, que, numa breve declaração no final da cerimónia, considerou que o município tem «feito bem» a sua parte, dando «as melhores condições para que os alunos tenham sucesso».

Condições que hoje são mais do que alimentação ou transporte. De resto, Carlos Sousa frisou isso mesmo, garantindo que o patamar de intervenção do município na escola já vai muito além dessas necessidades porquanto estas já estão alcançadas. A título de exemplo, referiu que praticamente não há queixas sobre a alimentação nas escolas e a rede de transportes escolares foi reorganizada para que os alunos possam sair mais tarde de casa e entrar mais cedo.

«Reformulámos a forma de funcionamento das atividades extra curriculares, aspetos concretos de educação não formal que dão frutos», garantiu, falando de projetos de sucesso, como “As Filarmónicas vão à escola” ou os musicais apresentados no final de cada ano letivo em parceria com a Escola de Artes. «Todos estes projetos permitem pensar de forma diferente», garantiu.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Abril 2, 2025 . 06:50

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right