Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Bocelli Pub
Pub

Aula em Coimbra mostra paixão pelo mundo vínico

“4 Produtores, 4 Vinhos, 4 Vidas, 4 Testemunhos” convidou "quem sabe fazer vinho" para partilhar conhecimento

A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC) dinamizou ontem um evento, desenhado no âmbito do Curso de Escanção, que pretendia promover uma aula aberta sobre o mundo vínico e, ao mes­mo tempo, permitir aos participantes ouvirem, na primeira pessoa, a partilha de histórias e “estórias” de quatro produtores de renome.

 Rita Nabeiro, da Adega Mayor (Alentejo), Hamilton Reis, da Natus Vini (Alentejo), Hugo Silva,  da Adega Artesanal (Douro) e João Tavares de Pina, da Quinta da Boavista (Dão) foram convidados para falarem sobre a sua paixão: o mundo do vinho.

“O vinho nasce na vinha, mas é o homem quem o faz”, esta fora a frase que o produtor Hamilton Reis, da Natus Vini (Alentejo), escolheu para a sua apresentação. Hamilton Reis declarou-se um «apaixonado pelo vinho» e a sua presença na EHTC partia da ideia de «partilhar alguma experiência de vida». 

O principal conselho que deixou o diretor de enologia da Natus Vini - que deu a conhecer pela primeira vez o Intus tinto - é que neste setor o essencial passa por «antecipar problemas e despistar intervenções de forma a que o produto final seja o melhor possível». 

Dsc 3361

Do Douro chegou Hugo Silva da Adega Artesanal e, na sua intervenção, ficou clara toda a emoção que coloca na produção dos seus néctares. E exemplo disso foi o Matriarca, bran­co, que deu a provar, que mais não é do que «uma homenagem» à sua mãe e de tentar passar para quem bebe «a intensidade de cuidar de algo». 

João Tavares de Pina lidera a Quinta da Boavista (Dão) situada em Penalva de Castelo. O produtor defendeu que a «pureza é a essência do vinho» e, por isso, pratica uma agricultura sem químicos e semeia plantas complementares que sejam um garante de equilíbrio do ecossistema e proteção contra doenças e pragas. O vinho que apresentou foi o Euforia branco. 

Rita Nabeiro, Adega Mayor (Alentejo) mostrou o Pai Chão tinto e falou do projeto do Grupo Nabeiro, considerando ser «um vinho especial que não acontece todos os dias». A responsável afirmou ainda que a «alma é o segredo do negócio».  

Abril 2, 2025 . 12:27

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right