
Mealhada celebra Dia dos Moinhos com várias atividades
No Parque do Lograssol, em Santa Cristina e na Ferraria vão decorrer nos dias 6 e 7 deste mês (domingo e segunda-feira) diversas iniciativas para assinalar o Dia Nacional dos Moinhos.
Para todas as idades, as atividades promovidas pelo Município da Mealhada junto a moinhos de água existentes no concelho, e também no Luso, incluem oficinas, contar de histórias, jogos e tradições ligadas ao moinho e à cozedura do pão em forno tradicional.
Destaque também para a tradicional caminhada, que levará os participantes (habitualmente mais de uma centena) por montes e vales de Santa Cristina, no domingo de manhã, à descoberta da fauna e flora locais, bem como o mercadinho de artesanato no Parque do Lograssol e o certame de sopas em Santa Cristina.
O programa divulgado pela autarquia indica para domingo, no Parque dos Moinhos do Lograssol, a exposição etnográfica “Ciclo do pão”, que poderá ser visitada das 10h00 às 17h00, a confeção e cozedura do pão tradicional da Mealhada em forno a lenha (pela EPVL - Escola Profissional Vasconcellos Lebre ), o Mercadinho dos Moinhos (artesanato, produtos biológicos, doçaria, etc.), a Tasquinha da ARCAP (sandes de leitão, bifanas e caldo verde), e às 15h00 a atividade “Moinhos, Memórias e Melodias: Uma Viagem Etnográfica” (pelo GEDEPA - Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Região de Pampilhosa).
No Moinho de Santa Cristina, também no domingo, tem lugar, a partir das 9h30, a caminhada “Por Montes e Vales de Sta. Cristina”, das 10h00 às 17h00 “Moinho aberto” com moagem de milho, e venda de pão, malassadas e compotas (Comissão Zeladora da Capela de St.ª Cristina), às 12h00 certame de sopas e sandes de pernil (Grupo Cénico St.ª Cristina) e às 15h30 a atividade “À descoberta das Plantas Silvestres e Caminhada Interpretativa”.
Já na Ferraria, às 10h00, há visita ao moinho da Palaia, 10h30 “História e histórias do moinho por D. Maria da Palaia”, às 12h00 “Tiragem do pão tradicional da Ferraria do forno a lenha pela padeira Maria Balbina”, às 12h30 almoço no CSC da Ferraria (pá de porco no forno à padeira com batata a murro) e às 15h00 jogos tradicionais.
O programa prossegue na segunda-feira, 7 abril (Dia dos Moinhos e Dia Mundial da Saúde), no Parque dos Moinhos do Lograssol, das 10h00 às 17h00 com a exposição etnográfica “Ciclo do pão”, confeção e cozedura do pão tradicional da Mealhada em forno a lenha, e atividades dirigidas às Instituições Particulares de Solidariedade, com as temáticas “Da semente ao grão e da farinha ao pão”, “Aprende a escolher bem os cereais!”, o jogo “Da espiga para a barriga”, “Há história no moinho” e a oficina criativa (EPVL) “Moinhos de vento criativos”.
«A autarquia da Mealhada associa-se a esta iniciativa da Etnoideia, que conta com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia, que visa chamar a atenção para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos», refere o município.